O fenômeno climático conhecido como El Niño está a caminho e poderá causar prejuízos de até 3 trilhões de dólares à economia global. A previsão é de um novo estudo baseado em danos causados por El Niños anteriores e em previsões para um evento potencialmente mais intenso este ano.
O El Niño, que influencia o clima em todo o mundo, é esperado para se desenvolver entre maio e julho deste ano. Se confirmada a previsão, a incidência do fenômeno climático poderá resultar em perdas de até $3 trilhões para a economia global até 2029, em comparação a um cenário sem o desenvolvimento do El Niño, segundo o estudo publicado esta semana na revista Science.
Impacto do El Niño na economia pode durar muitos anos
Os autores do estudo, da Universidade Dartmouth, descobriram que o El Niño tende a prejudicar o crescimento econômico dos países por anos após o evento. Eles analisaram o impacto econômico do El Niño de 1982-83, e descobriram que ele resultou em perda de renda global de $4.1 trilhões ao longo de cinco anos. Outro El Niño, que ocorreu entre 1997 e 1998, custou ao mundo $5.7 trilhões em perdas de renda.
Os impactos desses eventos foram sentidos de maneira desigual em todo o mundo. Os Estados Unidos viram seu PIB diminuir em 3% mesmo cinco anos após cada El Niño, em comparação a um cenário sem o desenvolvimento do fenômeno climático. Países tropicais, incluindo Peru e Indonésia, mais vulneráveis aos efeitos do El Niño, viram seus PIBs caírem em mais de 10%.
“Podemos afirmar com certeza que as sociedades e economias absolutamente não apenas levam um golpe e se recuperam”, disse Christopher Callahan, estudante de doutorado em Dartmouth e autor principal da pesquisa.
Já existem sinais de que o próximo El Niño poderá ser particularmente intenso. O mundo acabou de sair de uma rara La Niña de três anos, o que pode influenciar o El Niño e torná-lo especialmente forte este ano. Além disso, o El Niño altera o fluxo de água quente no Oceano Pacífico, e as temperaturas da superfície do mar atingiram recordes.
“O cenário está potencialmente preparado para um grande El Niño”, diz Callahan. “Nossos resultados sugerem que provavelmente haverá um grande impacto econômico que deprimirá o crescimento econômico em países tropicais por potencialmente até uma década.”
Fonte: Olhar Digital
Comentários