Recentemente, o Google apresentou uma nova função para o Google Fotos chamada de Magic Editor. O recurso usa inteligência artificial para promover a edição nas imagens sem a necessidade de ferramentas utilizadas por profissionais. É possível mudar completamente uma foto e deixá-la do jeito que sempre quis.
Durante a divulgação, a empresa reposicionou uma criança em um banco, aproximando-a do centro da fotografia e criando uma parte do banco que não estava lá. Você pode ver tudo isso clicando aqui.
Outra novidade que tem esquentado as discussões é o ChatGPT, uma plataforma que usa inteligência artificial para gerar respostas em conversas online. Essa tecnologia consegue criar textos, fazer revisão, resolver cálculos, trazer informações precisas, entre tantas outras questões.
Um pouco mais sobre as IAs
O que essas duas novidades têm em comum? Elas usam Inteligência Artificial Generativa, uma categoria da IA capaz de gerar peças realistas que refletem a partir dos dados existentes. Ela produz uma variedade de conteúdos, como imagens, vídeos, músicas, discursos, etc.
Na prática, diferentemente da IA tradicional, que é capaz de distinguir uma coisa ou de outra, a IA Generativa consegue criar algo do zero. Por exemplo, se você pedir para ela fazer um texto que fale qual será o cenário brasileiro em 2030, baseado em informações que ela conhece, provavelmente montará um bom material. Ou, ainda, se quiser que monte imagens de uma moto voando, algo que não existe no mundo real, ela também conseguirá criar.
Certamente, estamos falando de uma tecnologia revolucionária e que vem para mudar, principalmente, a maneira com que trabalhamos e entregamos produtos e serviços no mercado. Afinal, a IA generativa pode fazer em minutos algo que demorávamos dias ou até semana para fazer.
Sendo assim, é possível conseguir mais rapidez e eficácia em uma determinada função e concentrar esforços em outras tarefas. A IA é uma grande ajuda, mas é o refinamento humano que vai determinar o sucesso de qualquer negócio.
IA no mundo dos negócios
Diversos setores do mercado podem usar a IA Generativa. A área financeira, por exemplo, consegue acompanhar oscilações do mercado de maneira mais precisa e personalizada, com base em dados históricos e em tempo real.
No setor bancário, a IA generativa pode ser usada para criar modelos de risco personalizados para cada cliente com base em seus hábitos de consumo e histórico de crédito. Ela também pode ajudar a automatizar processos de avaliação de crédito e detecção de fraudes. E, na indústria, é possível criar designs personalizados de produtos e otimizar o processo de produção.
Ao entender todo o potencial da IA generativa e de como ela transforma a maneira com que lidamos com o trabalho, ela pode ser uma ajuda valiosa para que as empresas tenham diferenciais competitivos, sejam rápidas e eficazes e ainda se destaquem no mercado.
Ressalvas
No entanto, é preciso lembrar que, apesar de ser uma tecnologia extremamente poderosa, ela possui algumas limitações.
Concluindo…
Portanto, ainda há muitos desafios a serem superados. Há dificuldade em avaliar a qualidade dos resultados gerados pela IA generativa, bem como a necessidade de garantir a privacidade e a segurança dos dados utilizados no treinamento e na execução dos modelos. Por causa disso, é imprescindível que a área de negócio e a segurança da informação das empresas façam um bom acompanhamento.
Por fim, ainda veremos falar muito sobre IA generativa, seus principais desafios e questões éticas que merecem ser avaliadas. No entanto, estamos falando de uma tecnologia que é uma grande conquista para a nossa era. Se soubermos usá-la com responsabilidade, provavelmente, teremos um importante diferencial competitivo para o mundo dos negócios. Para fazer dar certo, é preciso encontrar um equilíbrio entre máquinas e pessoas, além de lembrar que a inteligência humana é insubstituível.
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Fonte: Olhar Digital
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