Neste domingo (21), acontece o lançamento da missão Ax-2, da Axiom Space, para a Estação Espacial Internacional (ISS). Os quatro tripulantes vão decolar a bordo da cápsula Crew Dragon Freedom, no topo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, às 18h37 (pelo horário de Brasília).

Diferentemente da missão Ax-1, composta apenas por membros civis, sem a presença de nenhum oficial da ativa de qualquer agência espacial, este voo vai contar com três astronautas federados e um aviador com larga experiência.

Tripulação da missão Ax-2, da Axiom Space, que será lançada por um foguete Falcon 9, da SpaceX, neste domingo (21): Rayyanah Barnawi, Peggy Whitson, John Shoffner e Ali Alqarni. Crédito: SpaceX

Voo marcado por estreias

Como comandante, estará a bioquímica Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA, veterana de três missões espaciais de longa duração em órbita. Ela é a pessoa de nacionalidade norte-americana que passou mais tempo a bordo da ISS na história (665 dias), além de ser a mulher com mais número de caminhadas espaciais no currículo – um total de dez, com 60 horas acumuladas fora da estação.

A participação de Whitson na missão faz parte de uma diretriz da NASA, que exige que as missões privadas ao laboratório orbital tenham pelo menos um ex-astronauta profissional no comando. Esta será a primeira missão orbital privada a ser comandada por uma mulher.

Dois astronautas estreantes da Comissão Espacial Saudita serão os especialistas da missão: o capitão da Força Aérea Real Saudita Ali Alqarni e a biomédica Rayyanah Barnawi, que se tornará a primeira mulher da Arábia Saudita a ir ao espaço.

Por fim, o advogado John Shoffner, aviador com mais de 8,5 mil horas de voo acumuladas em diversas aeronaves comerciais e helicópteros, será o piloto – também em sua primeira viagem para fora da Terra, sendo o único cliente pagante.

Durante os oito dias a bordo da ISS, os tripulantes da Ax-2 vão conduzir mais de 20 experimentos científicos, 14 dos quais serão liderados por cientistas sauditas, segundo o site Space.com. Entre os trabalhos, destaca-se um estudo de investigação do desenvolvimento de células-tronco em microgravidade.

Lançamento será transmitido ao vivo pela NASA e pela SpaceX

Quem quiser acompanhar esse voo espacial, que também é tão “especial”, tem duas opções no YouTube:

Pelo canal oficial da SpaceX, a partir das 15h:

Ou pelo canal oficial da NASA, a partir das 17h30: