A Amazon está agregando nova função de verificação de idade por meio da tecnologia de escaneamento da mão do aplicativo. Nesta segunda-feira (22), a empresa anunciou que o Amazon One — utilizado para efetuar pagamentos via scanner — poderá ser usado para confirmar a idade dos clientes em ambientes que exigem idade mínima, como em bares ou ambientes noturnos.

O Amazon One já é utilizado nas lojas Amazon Go e em algumas franquias da Whole Foods para processar pagamentos pelo scanner da palma da mão, substituindo o uso de dinheiro e cartões de crédito e débito.

A tecnologia, que vem sendo chamada de “serviço de identidade baseado na palma da mão”, requer processo de verificação de identidade. Para utilizá-la, os usuários precisam efetuar cadastro no app, com uma série de confirmações, como: fotos da palma da mão, foto do documento de identidade, dados de pagamento e uma selfie.

Na prática, os consumidores só precisam aproximar a palma da mão do leitor, e um alerta de confirmação com a mensagem +21 (quando se inicia a maioridade nos Estados Unidos) e a selfie cadastrada aparecerão no visor. Para efetuar pagamentos, é só aproximar novamente a mão do sensor.

A Amazon afirmou que utiliza “controles de segurança multicamadas incorporados ao hardware, software e infraestrutura de nuvem, para garantir que os dados do cliente permaneçam criptografados e seguros”, e que não armazena IDs emitidos pelo governo. Segundo ela, as informações são transmitidas por “provedor certificado de verificação de identidade” que verifica o ID e confirma a identidade.

Com informações de The Verge