O beta do Android 14 já está disponível para alguns smartphones, o que significa que usuários já têm acesso a partes das novidades que farão parte da nova versão do sistema operacional do Google. E uma das inclusões da plataforma é uma maneira mais segura de gravar a tela do celular sem que informações sigilosas ou pessoais vazem durante a captura.
Atualmente, quem usa a ferramenta nativa de gravação de tela de smartphones Android enfrenta um pequeno incômodo: notificações podem pular na tela em meio à captura das imagens, fazendo com que mensagens do WhatsApp, por exemplo, possam ser lidas por quem tiver acesso ao vídeo.
No Android 14, isso mudará. Além de permitir que o usuário desligue o som e remova os toques feitos na tela durante a gravação — como já ocorre atualmente —, a ferramenta de captura permitirá limitar a gravação das imagens a aplicativos específicos, além de permitir desativar as notificações temporariamente.
Isso significa que, ao gravar imagens de um jogo, por exemplo, o usuário poderá selecionar apenas o aplicativo do jogo para ser gravado, sem que outras partes do celular dele apareçam no vídeo. Além disso, notificações não vão pular na tela enquanto a gravação estiver em andamento. A barra de status e outras informações da interface do sistema são escondidas durante o processo, gerando um vídeo “limpo”, com apenas o app escolhido.
O recurso foi demonstrado no Twitter pelo jornalista Mishaal Rahman. Confira abaixo:
A novidade é válida para versões “puras” do Android, ou seja, sem modificação de interface feita por fabricantes. Algumas delas, como a Samsung, já permitem gravar um vídeo da tela com mais privacidade do que pela ferramenta nativa produzida pelo Google — a partir do Android 14, no entanto, a funcionalidade será disponibilizada para todos, independentemente de fabricantes.
Fonte: Olhar Digital
Comentários