Três meses sem uma vitória. 13 jogos sem comemorar três pontos. Lanterna do Campeonato Brasileiro e único clube da divisão a não ter vencido nas sete primeiras rodadas. O cenário do Coritiba não é nada animador e é o pior do país, comparável apenas ao Resende, da Série D.
A última vez que o torcedor coxa-branca comemorou um resultado positivo foi no dia 23 de fevereiro, na primeira fase da Copa do Brasil. Naquela época, nenhum estadual havia sequer acabado.
Curiosamente, até sofrer o primeiro revés, no dia 26 de fevereiro, para o Operário Ferroviário, o Coritiba estava invicto na temporada. O início com António Oliveira parecia promissor, com 11 jogos de invencibilidade, todos pelo estadual. Depois que perdeu a primeira vez, vieram outras sete derrotas e mais seis empates.
O jogo que culminou na demissão do técnico português foi contra o Flamengo, logo na rodada de abertura do Brasileirão. Na partida seguinte, o time foi comandado pelo auxiliar Leomir Souza. Antônio Carlos Zago assumiu o cargo há exatamente um mês e comandou o time em metade (7) desses 13 jogos sem vitória. As duas últimas derrotas, por sinal, ainda mais cruéis, ambas de virada e nos acréscimos das partidas contra o rival Athletico Paranaense e diante do Atlético Mineiro.
Nenhum clube das quatro divisões nacionais tem uma série maior de jogos sem vencer, apenas igual. O Resende, que disputa a Série D, também está há 13 jogos sem ganhar, com período temporal até maior – a última vitória dos cariocas foi no dia 22 de janeiro, ou seja, há exatos quatro meses.
A última vitória do Resende, no caso, é também a única no ano de 2023. O clube disputou 16 jogos na temporada, perdeu 13, empatou dois e ganhou somente um, que foi contra o Boavista, no Campeonato Carioca. O péssimo desempenho, como é inevitável, rebaixou o clube para a segunda divisão estadual, onde já estreou e perdeu novamente.
Outro clube que está há mais de dez jogos sem vencer é o ABC, lanterna da Série B. O clube potiguar tem uma seca de 11 jogos, sendo sete deles pela segunda divisão. A última vitória do clube foi ainda no estadual, contra o Santa Cruz de Natal, há mais de um mês.
Fonte: Ogol
Comentários