Neste domingo (21), aconteceu o lançamento da missão Ax-2, da Axiom Space, para a Estação Espacial Internacional (ISS). Os quatro tripulantes decolaram a bordo da cápsula Crew Dragon Freedom, no topo de um foguete Falcon 9, da SpaceX, às 18h37 (pelo horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida. Na ocasião, o número de pessoas a ir ao espaço em toda a história chegou a 600.

Ax-2, uma missão repleta de marcos importantes:

Dois astronautas dividem o título de 600ª pessoa a ir ao espaço

Pela ordem de escalação, o título foi conferido a Rayyanah Barnawi. O número não leva em conta os voos suborbitais (aqueles que não ultrapassam a Linha de Kárman).

Esse é o nome dado a um limite convencionado que fica a uma altitude de 100 km acima da superfície terrestre, definindo a fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior aceita pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI).

Rayyanah Barnawi, da Comissão Espacial Saudita, se tornou a 600ª pessoa a orbitar a Terra. Ela também é a primeira mulher árabe a dar a volta no planeta, a primeira mulher saudita e a 72ª mulher do mundo a voar para o espaço. Crédito: SpaceX

Considerando todos voos para fora da Terra (incluindo os suborbitais), o mérito pertence ao astronauta Matthias Maurer, da Agência Espacial Europeia (ESA). O alemão obteve o título em outubro de 2021, durante a missão Crew-3, o terceiro voo tripulado da SpaceX para a ISS sob contrato com a NASA.

Como a 600ª pessoa a entrar em órbita ao redor da Terra, estou animada por representar o Reino da Arábia Saudita e a Comissão Espacial Saudita durante esta missão histórica. É uma verdadeira honra fazer parte de uma missão que está expandindo o acesso à órbita baixa da Terra para pessoas como eu e você e poder inspirar pessoas ao redor do mundo a alcançar as estrelas e perseguir seus sonhos

Rayyanah Barnawi, primeira mulher da Arábia Saudita e 600ª pessoa da história a ir ao espaço.

Assim que chegarem ao laboratório orbital, o que deve ocorrer na manhã desta segunda-feira (22), os membros da missão Ax-2 serão recebidos pela tripulação da Expedição 69, da qual faz parte o astronauta dos Emirados Árabes Unidos (EAU) Sultan AlNeyadi, marcando a primeira vez que três astronautas árabes estarão no espaço ao mesmo tempo.

Com informações do Space.com