Após firmarem parceria, a Uber terá os robotáxis da Waymo disponíveis em seu app para viagens e entregas de comida em Phoenix, no Arizona (EUA). A novidade foi anunciada nesta terça-feira (23) e deve chegar ainda este ano. 

A parceria entre as antigas rivais foi descrita como plurianual e vem com o objetivo de reunir “a tecnologia de direção autônoma líder mundial da Waymo com a escala massiva das redes de compartilhamento e viagens da Uber”. 

Pontos importantes:

Apesar da paz selada entre as empresas, não faz muito tempo que ambas se enfrentavam em um tribunal após a Waymo processar a Uber por roubo de segredo comercial e violação de patente. A ação ocorreu em 2017, sendo encerrada um ano depois, quando as empresas decidiram por um acordo — que foi uma grande surpresa devido à rapidez, finalizando o processo após uma semana de deliberações. 

A Uber chegou a admitir que se apropriou indevidamente de parte da tecnologia da Waymo e prometeu licenciá-la para uso futuro. 

Além da Uber, a Waymo também tinha uma parceria semelhante com a Lyft: robotáxis disponíveis a partir do app de transporte. Contudo, afetado pela pandemia, o acordo terminou em 2020. 

A empresa de carros autônomos da Alphabet, no entanto, não é a única se aproximando da Uber, que vem demonstrando a cada projeto e anúncio que está firme em seus planos de se tornar um “superaplicativo” de viagens, com todo tipo de suporte a transportes. A Motional, uma joint venture entre a Hyundai e a Aptiv, também tem seus veículos disponíveis no aplicativo da empresa em Las Vegas. 

Com informações do The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!