A Apple divulgou nesta terça-feira, 23 de maio, um novo acordo multibilionário com a Broadcom para o desenvolvimento de componentes de radiofrequência 5G nos Estados Unidos. O CEO da Apple, Tim Cook, expressou sua satisfação com o acordo.

Estamos entusiasmados em assumir compromissos que aproveitam a engenhosidade, criatividade e espírito inovador da manufatura americana.

Tim Cook, CEO da Apple

Para quem tem pressa:

Os componentes 5G desenvolvidos pela Broadcom, uma empresa de tecnologia e manufatura avançada, incluirão filtros FBAR e outros componentes de conectividade sem fio, de acordo com o comunicado. Vale ressaltar que esses componentes são diferentes dos modems 5G fabricados pela Qualcomm.

Além disso, a Apple enfatizou que esse acordo com a Broadcom faz parte de seu compromisso de investir US$ 430 bilhões na economia dos Estados Unidos em 2021. Essa parceria entre as duas empresas é uma continuação do acordo firmado anteriormente, em que a Broadcom vendeu US$ 15 bilhões em componentes sem fio para a Apple em 2020.

O acordo com a Broadcom também permitirá à Apple investir em “projetos críticos de automação e aprimoramento de habilidades” com engenheiros e outros técnicos.

Segundo o comunicado, a Apple já oferece suporte a mais de 1.100 empregos nas instalações de fabricação de filtros FBAR da Broadcom em Fort Collins, Colorado.