No Reino Unido existe uma lenda semelhante a de Atlântida onde um reino conhecido como Lyonesse teria sido inundado e ficado submerso devido a um castigo de Deus. Mas será que essa terra perdida realmente existiu?
O Reino de Lyonesse foi descrito pela primeira vez em 1485, por Sir Thomas Malory, na coleção de livros onde é contada a história do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.
Umas das histórias contadas nessa coletânea é de um romance proibido entre pessoas de dois reinos em guerra. Um dos amantes é Tristan, que apesar de ser conhecido como Cavaleiro de Cornualha, sua origem é mais a oeste, ele seria filho do rei de Lyonesse.
A lenda conta que Lyonesse era uma terra rica e próspera, com muitas planícies férteis, grandes e bonitas cidades, e com mais de 140 igrejas, localizada a cerca de 29 quilômetros a oeste de Land’s End, onde atualmente é mar.
O desaparecimento do reino teria acontecido em apenas uma noite, por volta do ano de 1100, devido a uma punição por um crime contra Deus tão ruim que justificou todo o território ser engolido pelo mar, sem deixar rastros.
O reino de Lyonesse é lenda ou verdade?
Alguns marinheiros ainda contam que ouvem os sinos das muitas igrejas submersas badalarem quando passam com os barcos na região onde era o reino. No entanto, as referências a respeito de Lyonesse não são nada especiais como a lenda diz que ele teria sido, e ainda por cima muito rasas para um local que desapareceu relativamente recente.
O mar invasor arrebatou dela [Cornualha] todo o país de Lionesse, junto com diversas outras parcelas de não pequeno circuito. O espaço entre o fim da terra e as ilhas de Scilly, com cerca de trinta milhas [48,2 quilômetros], até hoje mantém o nome, em Cornish Lethowsow, e carrega continuamente uma profundidade igual de quarenta ou sessenta braças [88 ou 132 metros]… raízes de árvores poderosas são descritas nas areias ao redor.
Richard Carew, em Survey of Cornwall, de 1602
Mas indo além da lenda, existem evidências de que realmente existia terra firme onde deveria existir Lyonesse, só que ela não tem nada a ver com as histórias. Em 2009 foi descoberta uma floresta submersa em Scilly, ilhas a oeste de Cornualha e que teriam feito parte da costa do reino anteriormente, o que desencadeou uma busca arqueológica formada por pesquisadores da Inglaterra e do País de Gales.
A pesquisa revelou existirem paredes de pedras submersas no local, por causa do aumento do nível do mar, no entanto, isso teria acontecido entre 2500 a 2000 a.C, onde foi observada a maior perda de território, o equivalente a dois terços da atual área das ilhas.
Após os 500 anos, o nível do mar diminui seu crescimento significativamente, e por volta de 1500 a.C, as ilhas já estavam quase da forma como se encontram atualmente. Assim, é pouco provável que o Reino de Lyonesse tenha existido conforme descrito na lenda.
No entanto, existe outra hipótese para mostrar que a existência de Lyonesse é verdade, e se trata apenas de erros toponímicos. Lyonesse, na verdade, pode ser Lothian, em uma tradução errada do inglês para o francês. Lothian, realmente existe e fica no condado de Edimburgo, na Escócia, muito mais ao norte do que Cornualha.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários