A Microsoft realizou, nesta terça-feira (23), a keynote de abertura da conferência Build 2023, voltada especialmente para desenvolvedores. Entre os anúncios feitos pela empresa estão novidades relacionadas especialmente à incorporação de ferramentas de inteligência artificial a diversos produtos. Confira abaixo as principais notícias do evento:

Windows 11 ganha assistente de inteligência artificial na Build 2023

Lembra da Cortana? Bem, ela foi descontinuada. E agora o Windows 11 tem um novo assistente movido a inteligência artificial: é o Copilot, um recurso que já havia sido integrado a outros produtos da empresa.

O Copilot, que começará a ser testado a partir de junho e deve chegar a usuários em um futuro próximo, ficará na barra de tarefas do Windows 11 e, ao ser ativado, exibirá uma barra lateral com as funcionalidades da inteligência artificial.

De acordo com a Microsoft, ele será capaz de ler todo o conteúdo de um app e oferecer resumos e ideias ao usuário, por exemplo, além de poder ser usado para redefinir configurações do Windows de acordo com necessidades imediatas do usuário. Confira mais sobre o lançamento clicando aqui.

Bing é o buscador oficial do ChatGPT

O Bing, buscador da Microsoft, será profundamente integrado ao ChatGPT e fornecerá dados precisos e atualizados aos usuários, corrigindo uma das falhas atuais do modelo de linguagem movido a inteligência artificial — o ChatGPT ainda oferece informações desatualizadas e, em alguns casos, simplesmente incorretas.

Bing
(Imagem: Primakov / Shutterstock.com)

A Microsoft também anunciou um compromisso para usar o padrão aberto de plugins e extensões do ChatGPT em seus produtos. Isso significa que extensões feitas para o ChatGPT serão compatíveis também com o Windows 11, Bing, Microsoft 365 e qualquer outro produto da Microsoft — e até de outras empresas — que usem a tecnologia.

Confira mais informações clicando aqui.

Windows 11: suporte a Bluetooth LE e privacidade

O Windows 11 vai ganhar suporte ao Bluetooth LE, um protocolo que reduz o consumo de energia de dispositivos conectados wireless ao mesmo tempo que aumenta a qualidade do áudio.

Além disso, o sistema operacional também vai ganhar alguns recursos novos de segurança e privacidade. Confira mais clicando aqui.

Microsoft Store terá reviews e resumos feitos por IA

Para finalizar as iniciativas da Microsoft envolvendo inteligência artificial anunciadas durante a Build 2023, a empresa vai empregar o recurso para a produção de reviews e resumos de aplicativos e jogos disponibilizados pela Microsoft Store.

A inteligência artificial vai resumir comentários feitos por usuários para oferecer os pontos mais importantes de maneira simplificada. A ideia não é substituir os reviews feitos por pessoas, e sim facilitar a interpretação do que foi dito por outros usuários. Clique aqui para mais informações.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!