A Tesla recebeu uma série de denúncias desde 2021 sobre carros que estariam acelerando sozinhos. Na semana passada, três novos acidentes vieram à tona. Mas, depois de uma petição e uma investigação sobre o assunto, temos um veredito: o problema, na verdade, está por trás dos pedais.

Centenas de casos

Tesla Model X
Motoristas raramente admitem o erro e, quando se trata de carros com habilidade autônomas, o problema se agrava (Imagem: canadianPhotographer56 / Shutterstock)

Novos carros da Tesla acelerando sozinhos

Agora, mais três incidentes vieram a público.

Em um deles, um Model Y usado como táxi colidiu com um muro em Bergen, na Noruega. O motorista alegou que “havia algo de errado com o carro”, mas não há evidências disso e ele foi indiciado por negligência na direção.

Os outros dois incidentes aconteceram no início deste ano, mas ressurgiram agora.

Um deles é igualmente de um motorista de táxi Model Y. Dessa vez em Nova York, nos Estados Unidos. Ele alega que o carro acelerou quando estava no estacionamento, causando uma batida. O condutor, Akm Shamsuzzaman, está processando a Tesla pelo caso. A defesa alega que ele apenas tirou o pé do acelerador e o carro avançou.

Assim como na maioria dos incidentes, o ocorrido foi durante o processo de estacionar o carro, em que o motorista tem que variar entre pisar no acelerador e no freio.

Tesla Model Y
Apesar das investigações revelarem que a culpa não foi da Tesla, a empresa já teve outros incidentes confirmados (Imagem: H.E. Group Ltd / Shutterstock)

O outro caso foi em Vancouver, no Canadá. O carro da Tesla bateu enquanto estava em uma balsa, e o motorista afirmou que o modelo “acelerou de repente”.

Após investigação, a polícia local determinou que o erro foi humano.

Com informações de Electrek