A Adobe informou, nesta terça-feira (23), que vai adicionar tecnologia de IA (inteligência artificial) para gerar imagens ao Photoshop, um dos principais programas do catálogo da empresa.
O que você precisa saber:
A companhia anunciou que este é o início de “um grande esforço” para adicionar IA generativa – tecnologia de plataformas como ChatGPT e Midjourney – ao seu conjunto de programas voltados para profissionais que trabalham com criatividade.
Inteligência artificial da Adobe
Plataformas como o Dall-E, da OpenAI, capturaram a imaginação do público ao transformarem comandos de texto em imagens. Mas eles ainda não foram amplamente utilizados por grandes corporações devido a questões legais em torno dos dados usados para desenvolver os sistemas.
A Adobe procurou abordar essas preocupações com um sistema de tecnologia central, chamado Firefly. Empresa o criou especificamente com dados de imagem de uso legal e que, segundo a Adobe, pode ser usado em ambientes comerciais.
A companhia está testando o sistema há cerca de seis semanas num site independente. E, nesta terça, disse que adicionará recursos baseados nele ao Photoshop, talvez o produto mais conhecido da empresa.
Como vai funcionar
Um dos recursos novos do Photoshop será chamado de “Preenchimento generativo” (em tradução livre). Ele permitirá aos usuários estenderem uma imagem original com enquadramento muito fechado.
Conforme divulgado pela Adobe, esse novo tipo de preenchimento será capaz de gerar conteúdo automaticamente (com base na imagem) e acrescentar elementos a partir de comandos de texto.
Por exemplo, usando essa ferramenta, usuário vai conseguir transformar uma foto de uma única flor numa imagem de um campo de flores com colinas no horizonte, conforme explicou a empresa.
Assista abaixo a uma demonstração do novo recurso:
Ely Greenfield, diretor de tecnologia para mídia digital da Adobe, disse que a intenção da ferramenta não é substituir os artistas gráficos, mas agilizar a criação de novas imagens no Photoshop a partir de várias ideias.
No passado, eles teriam que gastar horas valiosas pesquisando arquivos de fotos e juntando pedaços de imagens existentes à mão. Isso acelera drasticamente o trabalho de produção.
Ely Greenfield, diretor de tecnologia para mídia digital da Adobe
Com informações da Adobe
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Fonte: Olhar Digital
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