Um mês depois do primeiro encontro na Copa Libertadores, Atlético Mineiro e Athletico Paranaense voltam a se enfrentar na abertura do returno da fase de grupos. O Galo, em situação delicada, precisa da vitória para se restabelecer na briga por uma vaga nas oitavas de final e conta com um retrospecto caseiro invicto contra brasileiros. O Furacão, líder, tem um jejum fora contra compatriotas, o que pode custar sua tranquilidade na disputa.
Em casa, o Atlético Mineiro nunca perdeu uma partida para equipes brasileiras na Libertadores. Até agora, foram 12 jogos, com quatro vitórias e oito empates. Pelo lado negativo, dois desses empates custaram a eliminação do clube da competição, ambos contra o Palmeiras, nas duas últimas temporadas.
Fora de casa, contra brasileiros na Libertadores, o Athletico Paranaense tem um amplo retrospecto negativo: foram sete jogos, com cinco derrotas, um empate e apenas uma vitória. Esse único triunfo do Furacão longe de Curitiba aconteceu em 2005, ano em que o clube avançou até a final do torneio e acabou vencido pelo São Paulo.
Há um mês, quando os times se enfrentaram pela Libertadores, o confronto aconteceu na Arena da Baixada e o Athletico, enquanto mandante, levou a melhor. A vitória por 2 a 1 complicou o Atlético, que teve de jogar a vida na rodada seguinte contra o Alianza Lima. Diante dos peruanos, o Galo deu início a sua recuperação, mas segue ameaçado de não se classificar.
Após o jogo pela Libertadores, Galo e Furacão já se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro. Desta vez, em casa, o Atlético venceu os paranaenses e devolveu o mesmo placar pelo qual havia sido derrotado, 2 a 1.
Fonte: Ogol
Comentários