Aqui no Olhar Digital a gente já explicou o que é nuvem e os diferentes tipos de clouds que existem. Nesta matéria, vamos falar sobre multicloud e como essa estratégia pode melhorar a oferta de serviços de uma empresa.
O que é sistema multicloud?
Multicloud é o nome que se dá à estratégia de utilizar múltiplos provedores de serviços em nuvem para hospedar diferentes partes de uma infraestrutura de TI ou de aplicativos.
Ou seja, ao invés de sua empresa depender de um único provedor de nuvem (como Amazon Web Services – AWS, Microsoft Azure, Google Cloud Platform – GCP, entre outros), ela adota uma abordagem multicloud.
Múltiplas nuvens: para que servem
A princípio pode parecer contraintuitivo usar várias nuvens no seu negócio, afinal, significa mais trabalho para configurá-las e gerenciá-las. Mas, distribuir as cargas de trabalho, dados e aplicativos entre servidores vai otimizar a vida online.
Isso porque você será capaz de:
Ou seja, com uma visão pragmática, você consegue aproveitar os melhores recursos e funcionalidades de cada servidor e, ao mesmo tempo, otimizar os gastos de sua empresa.
Quando não vale a pena
Antes de investir em uma estratégia multicloud, é importante avaliar cuidadosamente as necessidades e capacidades da organização. Embora a estratégia tenha vantagens, existem casos em que não vale a pena adotá-la. A seguir, entenda quando você não deve investir em multicloud.
O principal motivo para não adotar o multicloud é o custo. Nos casos em que a empresa tem restrições orçamentárias significativas e não possui os recursos adequados para gerenciar um ambiente multicloud, é melhor optar por soluções em nuvem mais simples.
Isso porque quanto mais plataformas de nuvem a companhia contrata, maior o custo total. Além disso, maior deve ser a habilidade da equipe em gerenciar e integrar os provedores dos serviços. Ou seja, se falta expertise, pode ser mais prudente concentrar-se em um único provedor de nuvem.
Outra desvantagem é para quem tem uma rotina simples e, basicamente, qualquer provedor se adequa às demandas da empresa.
Por outro lado, se a organização depende criticamente de um recurso oferecido por um provedor também pode não ser uma boa ideia investir no multicloud. Afinal, algumas ferramentas são altamente integradas a um provedor e, portanto, a implementação delas em outros provedores pode ser difícil e exigir retrabalho significativo.
Por fim, o multicloud pode não ser a solução ideal para a empresa que opera em um setor que possui requisitos rigorosos de segurança e privacidade. Isso porque essa abordagem pode aumentar a complexidade e os desafios no cumprimento das exigências.
Fonte: Olhar Digital
Comentários