Alguns pacientes com HIV conseguem manter o vírus totalmente sob controle sem a ajuda de medicamentos. Isso é um fenômeno raro que intriga pesquisadores e um estudo pode ter revelado o motivo: trata-se de uma versão anormal e poderosa do glóbulo branco que combate infecções.
Descobertas sobre o HIV
A pesquisa descobriu uma versão poderosa do glóbulo branco chamado célula T CD8+. Trata-se de um tipo de célula T, que é comum ao sistema imunológico de todos, e, em pacientes com HIV, se acumula nos gânglios linfáticos.
Porém, em algumas pessoas, essa célula tem a capacidade de encurralar o HIV e impedi-lo de criar outras doenças, porque elas são significativamente mais rápidas em identificar e quebrar o vírus.
Segundo o Dr. Bruce Walker, diretor do Ragon Institute of MGH, MIT e Harvard, um centro de pesquisa do sistema imunológico em Cambridge, Massachusetts, apenas uma em cada 300 pessoas é capaz de controlar o vírus sem medicamentos e isso acontece porque “a resposta das células T CD8+ que atinge esse controle”.
A pesquisa
Futuro dos pacientes do HIV com a pesquisa
Porém, para o Dr. Michael Horberg , diretor de HIV/AIDS e DST do Kaiser Permanente and Care Management Institute, em Rockville, Maryland, esse é um resultado difícil de alcançar.
Ele defende que as pesquisas nesse setor são importantes, mas que pacientes com o quadro são difíceis de encontrar. Segundo Horberg, quando um médico especialista em HIV encontra um indivíduo elegível, ainda tem de reunir um grupo de pessoas com a mesma característica para um estudo ser desenvolvido.
No entanto, assim como Horberg e Walker, outros especialistas continuam estudando a relação da doença com outros aspectos, bem como a qualidade de vida dos pacientes, para avançar no conhecimento sobre ela.
Com informações de Medical Xpress
Fonte: Olhar Digital
Comentários