Domingo, Setembro 22, 2024
spot_img
InícioESPORTESAlba segue Busquets em despedida da velha-guarda no Barcelona

Alba segue Busquets em despedida da velha-guarda no Barcelona

spot_img

O Barcelona voltou a vencer na Espanha após três anos, mas nem tudo é festa pelos lados da Catalunha. Além de ter ainda de lidar com a maior crise financeira da sua história, o clube vai acumulando despedidas de nomes que fizeram história por lá. Depois de Sergio Busquets é a vez de Jordi Alba dar adeus.

Busquets foi o primeiro a fazer o anúncio da despedida. O capitão de 34 anos, que nunca vestiu outra camisa, decidiu não renovar seu contrato, o que já era esperado. No caso de Jordi Alba, no entanto, o lateral esquerdo abrirá mão de um ano de contrato lucrativo. Nos dois casos, com valores anteriores à crise, os maiores do elenco.

Segundo aponta a imprensa espanhola, Jordi Alba anunciará oficialmente a despedida em evento agendado para esta quarta-feira, mas o assunto já não é segredo no clube. A coletiva de imprensa apenas dará lugar para o lateral dar adeus para os torcedores. 

Antes do Barcelona, Alba defendeu Valencia e o modesto Nastic (por empréstimo). Mas praticamente toda sua carreira foi também jogada no Camp Nou. A estreia foi em 2012, com 458 jogos disputados desde então. Uma passagem de grandes conquistas, mas cujo protagonismo vinha sendo cada vez menor, em especial pela ascensão de Álex Baldé, de apenas 19 anos.

O assunto Messi tem sido trabalhado abertamente pela diretoria do Barcelona. O discurso é de “portas abertas”, porém com ressalvas. O fair-play financeiro é um dos principais entraves para que o time catalão possa apresentar uma proposta oficial ao argentino.

As saídas de Busquets e Alba podem ajudar no processo de liberar o orçamento. A dupla tinha vencimentos fora dos padrões atuais do elenco. Embora tenham feito sacrifícios para seguir no Barcelona no pós-crise, os veteranos vinham de uma era de salários inflacionados. Nem Robert Lewandowski, contratado junto ao Bayern de Munique com status de melhor do mundo, recebe os mesmos valores.

Há, no entanto, outro fator ainda mais determinante: a vontade de Messi. Está cada vez mais claro que o futuro do craque não é no Paris Saint-Germain, o que não significa que um retorno para trabalhar com a diretoria que o deixou sair a contragosto seja a sua primeira opção. O próprio Xavi, técnico e ex-companheiro, já deixou claro que esse é o ponto-chave para a volta do ídolo.

Gerard Piqué deixou o Barcelona no meio da temporada. Depois foi a vez de Busquets e Alba. Restam poucos nomes entre os que participaram nos melhores momentos da história do Barcelona neste século. Marc ter Stegen e Sergi Roberto serão os mais longevos do elenco para 2023/24.

Ter Stegen, de 31 anos, tem contrato até 2025. O goleiro chegou ao clube em 2014, proveniente do Borussia M’Gladbach, e se tornou titular absoluto em 2016. Foram 375 jogos com a camisa blaugrana.

Sergi Roberto, também de 31 anos, renovou o contrato recentemente para mais uma temporada no Barcelona. O versátil atleta, que pode atuar como meia e lateral, fez sua estreia no time principal em 2010 e nunca defendeu outro clube na carreira. Foram 347 jogos pela equipe, além de mais de uma centena pelo time B.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img