Conforme noticiado pelo Olhar Digital, observadores do céu noturno estão diante de uma excelente oportunidade para testemunhar a mais próxima explosão estelar registrada nos últimos nove anos. A supernova está posicionada tão perto da Terra (em termos astronômicos, obviamente), que pode ser vista através de um simples telescópio de quintal.
Detectada na noite da última sexta-feira (19), SN 2023ixf, que foi classificada como uma supernova do tipo II, está localizada na Galáxia do Catavento, também conhecida como Messier 101, na Constelação de Ursa Maior, a 21 milhões de anos-luz da Terra.
Isso a torna o exemplo mais próximo de uma supernova tipo II confirmada desde 2014. As estimativas atuais são de que ela tenha atualmente a magnitude -14, o que a coloca dentro da capacidade de um telescópio doméstico de tamanho médio de visão noturna.
Galáxia que abriga a supernova uma das mais belas ilhas cósmicas existentes
Segundo o site Space.com, o evento vai se estender pelos próximos meses, garantindo boas chances de observação. Agora, se você quer ver essa incrível explosão, mas não tem sequer um par de binóculos, quanto menos um telescópio, não se preocupe.
O Projeto Telescópio Virtual, um serviço prestado pelo Observatório Astronômico Bellatrix, com sede em Roma, na Itália, vai fazer uma transmissão ao vivo da explosão cósmica pelo site e pelo YouTube, nesta quinta-feira (25), a partir das 19h (pelo horário de Brasília), com comentários do PhD em astrofísica Gianluca Masi.
“Embora descubramos muitas candidatas a supernovas todos os anos, ter uma delas visível através de pequenos telescópios é excepcional. A SN 2023ixf é uma delas, graças à sua distância de apenas 21 milhões de anos-luz de nós”, escreveu o astrônomo italiano, e fundador do projeto, em seu site. “Além disso, sua galáxia hospedeira, a espiral Messier 101, é uma das mais belas ilhas cósmicas que existem, tornando a visão ainda mais preciosa e única”.
Sem dúvidas, um evento imperdível!
Fonte: Olhar Digital
Comentários