Dorival Júnior poupou titulares na Sul-Americana contra o frágil Puerto Cabello, mas não perdeu o seu início invicto pelo São Paulo. O clima conturbado dos últimos dias da passagem de Rogério Ceni deu lugar rapidamente a esperança de feitos maiores na temporada, com o clube com a segunda melhor sequência imbatível da elite nacional.
A invencibilidade do São Paulo é de 11 jogos. 10 deles com Dorival. A melancólica despedida de Ceni, curiosamente, foi com vitória sobre o mesmo Puerto Cabello, que deu início à série atual. A demissão do técnico, no entanto, já estava praticamente selada depois de uma série de decepções e problemas de relacionamento com o grupo.
Entre os clubes da Série A, apenas o Palmeiras tem invencibilidade maior que a do São Paulo. Atual campeão brasileiro, o time de Abel Ferreira vem de 13 jogos sem perder. O último dele foi o empate com o Santos, no fim de semana, pelo Brasileirão.
Um dos trunfos de Dorival neste início de trabalho foi ter ajustado a defesa. O São Paulo sofreu apenas quatro gols até o momento sob comando do treinador, sendo que dois contra o Vasco, na última rodada do Brasileirão, com vitória por 4 a 2 do Tricolor. Dono da segunda melhor defesa do torneio nacional, o time ocupa hoje a oitava posição, mas a apenas três pontos do Palmeiras, segundo colocado.
As últimas temporadas do São Paulo têm sido de altos e baixos. O time chegou a flertar com o título nacional com Fernando Diniz, conquistou o Paulista com Hernán Crespo e teve bons momentos também com Ceni. Mas os períodos de sucesso foram quase sempre fugazes e seguidos de decepções.
No caso de Ceni, o clube chegou a ter invencibilidade ainda maior em 2022, também no início da disputa do Brasileirão. O ídolo e antecessor de Dorival no cargo permaneceu invicto por 15 jogos. A série começou com empate com o Juventude pela Copa do Brasil e terminou na 11ª rodada do Brasileirão, com partidas da Sul-Americana no caminho.
A série de Ceni teve uma diferença fundamental em relação à atual. O antigo técnico somou sete vitórias em 15 jogos. O São Paulo tem as mesmas sete vitórias agora em 11 partidas, com três em sequência – apenas o Atlético Mineiro tem desempenho melhor no momento, com cinco vitórias nos últimos cinco jogos. Um aproveitamento que permite ao Tricolor almejar feitos maiores na temporada.
Fonte: Ogol
Comentários