O Google e a Apple são os autocratas todo-poderosos do seu celular. Mas como os ditadores do smartphone, essas gigantes podem estalar os dedos e tornar a tecnologia melhor para você. E resolver uma questão enervante: as ligações de robôs (aquelas automatizadas).

O que você precisa saber:

Combinados, o Android e o iOS são a base de praticamente todos os smartphones em uso hoje – pelo menos os que estão fora da China (por lá, celulares Android usam versões personalizadas do sistema operacional). Porém, dá para isso funcionar a seu favor.

Uma pessoa segurando um celular Android e outra segurando um iPhone
(Imagem: Mr. Mikla/Shutterstock)

Por exemplo, quando a Apple decidiu, em 2021, que um aplicativo como o Facebook deve ter sua permissão para rastrear o que você faz em todos os outros aplicativos do seu telefone, a ação unilateral da empresa dificultou as práticas de vigilância digital de longa data. Ou seja, um ditador mudou, para melhor, a forma como todos os aplicativos funcionam.

Também é ótimo que o Google e a Apple estejam usando seu poder como mestres de marionetes de smartphones para desenvolver tecnologia anti-perseguição. Em breve, qualquer Android ou iPhone – ou seja, todos os telefones – irá alertá-lo se alguém estiver rastreando seus movimentos com um dispositivo de monitoramento de localização Bluetooth como Tile ou Apple AirTag.

Barrando ligações de robôs (e otras cositas más)

Confira abaixo três caminhos que empresas toda-poderosas poderiam seguir para bloquear chamadas automatizadas e, de forma geral, melhorar – e prolongar – o funcionamento do seu celular:

Chester Wisniewski, especialista em segurança digital da Sophos, quer que o Google e a Apple façam mais para bloquear chamadas telefônicas não verificadas. Ele acredita que este passo pode reduzir as chamadas robóticas fraudulentas.

A partir de 2021, as empresas de telefonia nos Estados Unidos devem verificar se uma ligação vem de um número legítimo. Números falsos fingindo ser da Receita Federal de lá ou ligações sobre garantias expiradas são recusadas.

Ilustração de iPhone recebendo ligações de robô
(Imagem: CNN)

O volume de robocalls diminuiu em 2022, de acordo com a empresa de análise de telecomunicações Transaction Network Services. Mas ainda são um problema.

A Apple e o Android já fazem algumas verificações de chamadas em seu telefone. E a Apple trabalha com algumas operadoras de celular, incluindo a Verizon, para permitir que o usuário envie chamadas suspeitas de fraude automaticamente para o seu correio de voz.

Wisniewski acredita que seria mais eficaz se a Apple e o Google verificassem as chamadas recebidas em um banco de dados nacional de chamadas verificadas e impedissem que números não verificados chegassem ao seu telefone.

Alguns especialistas em segurança telefônica ouvidos pelo The Washington Post disseram que a ideia de Wisniewski pode não ser tecnicamente viável. Ele também sabe que não há uma solução única para acabar com as chamadas robóticas ilegais.

Porém, Wisniewski acredita que o Google e a Apple têm o poder de tornar ligações ilegais de robôs muito menos comuns.

Lançamentos de Android e iOS são projetados para funcionar melhor nos telefones mais novos. Em um modelo mais antigo, a atualização para o sistema operacional mais recente pode tornar o telefone mais lento.

O Google e a Apple não estão fazendo isso de forma maliciosa, disse Kyle Wiens, CEO do iFixit, um grupo voltado para reparos de aparelhos e defesa do consumidor. Mas ele disse que as empresas deveriam dedicar mais recursos para tornar seu software de smartphone mais recente tão dinâmico em dispositivos mais antigos quanto nos novos.

Montagem com iPhones exibindo recursos de novo iOS
(Imagem: Divulgação/Apple)

Se o seu celular de cinco anos parecer tão rápido quanto no dia em que você o comprou, você pode ficar feliz em usar seu aparelho por mais tempo. Isso é bom para o seu orçamento e para o planeta.

Wiens sugeriu que a Apple e o Google deveriam dar a você a opção de atualizar o software do seu telefone apenas com novas proteções de segurança e pular “perfumaria” que podem atrapalhar seu aparelho. Essa abordagem é padrão em outros tipos de software, disse ele.

Wiens também quer que o Google e a Apple disponibilizem proteções de segurança do sistema operacional para smartphones de até dez anos. Novamente, o objetivo é dar às pessoas a opção de manter seus celulares por mais tempo.

A Apple já é melhor nisso do que o Google. Mas nem mesmo a Apple permite que seu iPhone de uma década seja atualizado para a versão mais recente do iOS.

Ícone do aplicativo Mensagens destacado num iPhone
(Imagem: Jakub Porzycki/NurPhoto/Getty Images)

Esta é uma tarefa apenas para a Apple. O aplicativo Mensagens (antigo iMessage), padrão nos iPhones, embaralha o conteúdo das mensagens para que os hackers não possam interceptá-los.

Porém, a segurança dessa criptografia só funciona se você estiver trocando mensagens com outro usuário do iPhone. Se você estiver enviando um texto do aplicativo de mensagens do seu iPhone para o telefone Android do seu amigo, a mensagem é menos segura – e, às vezes, instável.

Os executivos da Apple dizem há anos que a privacidade digital é um direito humano fundamental. Mas a Apple torna a privacidade de suas mensagens de texto um privilégio apenas para os proprietários do iPhone.

A Apple poderia optar por fazer mensagens de bate-papo seguras e contínuas para todos agora. O CEO da Apple, Tim Cook, disse, em 2022, que os usuários do iPhone não querem que a empresa gaste muita energia em conversas contínuas entre iPhones e telefones Android.

Com informações de The Washington Post

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!