Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Samsung tem falha de segurança que pode ser usada para golpes

Samsung tem falha de segurança que pode ser usada para golpes

Imagem mostra uma mão segurando um smartphone e, ao redor dela, uma série de códigos e dados em fonte verde, simbolizando o acesso a informações privadas e golpes cibernéticos

Uma falha de segurança foi detectada em smartphones da Samsung que rodam as versões de 11 a 13 do Android. A brecha estava em recurso de segurança do sistema operacional, considerada crítica, e motivou alerta até do governo dos Estados Unidos. Isso porque essa falha pode ser usada para espionagem por cibercriminosos e levar a golpes.

O que é a falha de segurança

A falha, rastreada como CVE-2023-21492, é em tecnologia chamada ASLR. Ela gera aleatoriedade nos endereços de memória que carregam os componentes dos aplicativos e do sistema operacional. A intenção desse recurso é dificultar os ataques cibernéticos, mas a falha arriscou justamente isso.

Site falso se passando por empresa de frete italiano foi um dos que explorava falhas nos celulares Samsung (Imagem: Reprodução/Google TAG)

Motivo dos golpes

CISA, dos Estados Unidos, inclui essa falha como ponto de atenção da organização (Imagem: Reprodução/CISA)

Atualização do sistema

O sistema foi atualizado e o tamanho foi tanto que o governo dos Estados Unidos exigiu que todos os smartphones Samsung usados em agências oficiais estejam com o novo sistema operacional até 9 de junho.

A Agência de Cibersegurança e Infraestrutura (CISA) do país ainda incluiu essa vulnerabilidade na lista de explorações conhecidas, para alertar para próximos ataques de cibercriminosos.

Recomendações

Os alvos são majoritariamente políticos e autoridades oficiais, mas a recomendação é que todos os usuários Samsung atualizem seus sistemas e mantenham sempre os aplicativos na versão mais recente.

Com informações de Bleeping Computer

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Fonte: Olhar Digital

Comentários