O Unity 25, quinto voo espacial tripulado da Virgin Galactic, decolou nesta quinta-feira (25) por volta do meio-dia (horário de Brasília). Essa é a primeira vez que a empresa voa em quase dois anos.
Oito tripulantes voaram na missão, todos funcionários da empresa. Seis deles foram ao espaço suborbital e outros dois ficaram no porta-aviões VMS Ev. Eve decolou com o Unity sob suas asas para liberar a espaçonave a aproximadamente 15 mil metros de altitude.
Do lançamento ao pouso, a viagem durou cerca de 90 minutos, com cerca de cinco minutos em microgravidade. O voo é chamado de suborbital por não atingir velocidade suficiente para alcançar a órbita da Terra.
Virgin Galactic não voava há tempos
A última vez que a Virgin Galactic fez essa viagem foi em 11 de julho de 2021, tendo o próprio Branson como um dos passageiros. De acordo com o site Space.com, os últimos dois anos foram gastos em atualizações e testes de solo dos veículos, em preparação para o serviço.
Segundo a empresa, se tudo sair conforme o planejado, os voos comerciais para passageiros pagantes terão sinal verde. Inclusive, muitos assentos já foram vendidos, com centenas de pessoas na fila de espera. As passagens mais recentes foram vendidas por US$450 mil cada (mais de R$2,24 milhões, na cotação atual).
Este é o último voo de turismo espacial da Virgin Galactic antes da viagem comercial ao espaço denominada Galactic 01, prevista para o final de junho. De acordo com a empresa, a Unity 25 serve como “avaliação final do sistema de voo espacial completo e da experiência do astronauta”.
Quem são os tripulantes do último voo de teste?
Todos os oito membros da missão Unity 25 são funcionários da Virgin Galactic. Mike Masucci, piloto veterano da empresa, comandou o VSS Unity, e C.J. Sturckow, que é ex-astronauta da NASA, foi o piloto.
Já na condução do porta-aviões VMS Eve, o veículo que realmente foi para o espaço suborbital, teve Jameel Janjua no comando e Nicola Pecile como piloto.
Os quatro tripulantes que voam na cabine do Unity são Beth Moses (instrutora-chefe de astronautas, que já esteve no espaço duas vezes), o instrutor de astronautas Luke Mays, além de Christopher Huie e Jamila Gilbert como especialistas da missão. Os três últimos citados estarão em seu voo espacial de estreia.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários