Inteligências artificiais como a que integra o ChatGPT da OpenAI serão regulamentadas de alguma forma, e o presidente da Microsoft, Brad Smith, falou um pouco sobre quais são os maiores desafios que a sociedade enfrentará para lidar com a tecnologia ao longo dos próximos anos. De acordo com o executivo, a IA pode representar uma grande ameaça do ponto de vista da segurança nacional dos EUA.
Durante um discurso feito em Washington, nos EUA, o executivo da Microsoft alertou para o uso de imagens falsas produzidas por inteligência artificial para fins nefastos. Ele falava exatamente sobre os desafios da regulamentação da tecnologia quando afirmou que deep fakes estão entre as maiores ameaças da popularização de sistemas de inteligência artificial.
“Precisamos lidar com as questões relacionadas a deep fakes”, explicou Smith, alertando para problemas relacionados à política externa dos EUA, especialmente “atividades que já estão sendo feitas pelos governos da Rússia, China e Irã”, continuou, listando alguns dos principais adversários geopolíticos dos EUA.
Precisamos tomar atitudes para proteção contra alteração de conteúdo legítimo com o objetivo de enganar pessoas com uso de IA.
Brad Smith, presidente da Microsoft
Smith ainda afirmou que é preciso defini medidas de licenciamento das principais formas de IA com o objetivo de “proteger a segurança, segurança física, cibersegurança, segurança nacional.” “Precisaremos de uma nova geração de controles de exportação, ou ao menos uma evolução dos controles de exportação que temos, para garantir que esses modelos não sejam roubados ou usados de maneira que poderiam violar as exigências do controle de exportação do país,” continuou.
O executivo também afirmou que pessoas precisam ser responsabilizadas por qualquer problema causado por uma IA, e que legisladores precisam definir limites para o uso da tecnologia em pontos fundamentais de infraestrutura, como a rede elétrica ou o fornecimento de água. Segundo Smith, é fundamental que humanos permaneçam no controle dessas áreas, mesmo com auxílio de inteligências artificiais.
Regulamentação de IA em debate nos EUA
Medidas a serem tomadas para regulamentar a implementação de modelos de IA estão em discussão nos EUA. Na semana passada, Sam Altman, CEO da OpenAI, foi ouvido pelo Senado e confirmou que há riscos da inteligência artificial ser usada para, por exemplo, prejudicar a integridade de uma eleição.
A OpenAI é parceira da Microsoft, tendo recebido aporte financeiro da gigante de tecnologia e fornecendo os sistemas do ChatGPT para produtos como o Bing e até o Windows 11.
Entre as medidas que estão sendo consideradas pelo Congresso dos EUA estão algumas que garantam que IAs não coloquem nenhuma vida em risco, além de ações que garantam que essas tecnologias não sejam usadas para discriminação ou violação de direitos civis.
Via Reuters
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários