Apesar de estar disponível apenas nos EUA e no iOS antes da expansão desta quinta-feira (25) para mais 11 mercados globais, o aplicativo do ChatGPT teve começo meteórico.

O aplicativo já ultrapassou a marca de meio milhão de downloads nos primeiros seis dias desde o lançamento, de acordo com nova análise do provedor de inteligência de aplicativos Data.ai. Isso o classifica como um dos novos lançamentos de aplicativos de melhor desempenho neste ano e no último, superado apenas pela chegada em fevereiro de 2022 do Truth Social.

À medida que a demanda do consumidor por chatbots de IA aumentou, outros aplicativos de terceiros que se autodenominam “ChatGPT” ou “AI chatbot” encheram a App Store.

Embora muitos deles fossem essencialmente fleeceware (app malicioso com taxas de assinatura excessivas e ocultas), tentando induzir os consumidores a pagar por assinaturas caras para acessar sua IA, um grupo combinado dos principais aplicativos ainda conseguiu atrair milhões em gastos do consumidor.

Esse cenário competitivo entre os aplicativos de chatbot de IA poderia ter criado um mercado mais difícil para um aplicativo oficial do ChatGPT ganhar força. Mas, ao que parece, não foi esse o caso.

O aplicativo oficial do ChatGPT superou a maioria de seus rivais, incluindo outros aplicativos populares de AI e chatbot, bem como os apps da Microsoft, Bing e Edge, que ofereceram algumas das primeiras integrações significativas de terceiros da tecnologia GPT-4 da OpenAI.

No entanto, o Bing e o Edge ainda estavam à frente do ChatGPT ao analisar todos os downloads dos EUA em maio nas duas lojas de aplicativos – mas não ao comparar apenas as instalações do iOS no mês. Isso indica que o ChatGPT pode, em breve, ultrapassar essas alternativas focadas em pesquisa.

A análise da Data.ai também descobriu que o aplicativo superou outros aplicativos de chatbot de inteligência artificial nos EUA, muitos dos quais foram nomeados genericamente para capitalizar as pesquisas do consumidor por palavras-chave como “AI” e “chatbot” na App Store.

Aqui, o ChatGPT ficou entre os cinco primeiros em downloads, quando classificado em relação aos melhores períodos de cinco dias de outros aplicativos em 2023 na App Store e no Google Play.

O único aplicativo a superá-lo foi o “Chat with Ask AI”, que registrou 590 mil instalações de 4 a 8 de abril de 2023, em comparação com as 480 mil instalações do ChatGPT de 18 a 22 de maio, indicam os dados.

Embora esteja disponível há apenas uma semana, o ChatGPT também já está classificado entre os cinco primeiros entre os aplicativos de chatbot de IA por downloads nos EUA em maio de 2023.

No momento da análise de números do Data.ai, ele comparou o ChatGPT e outros principais aplicativos de chatbot para o mês de maio até o dia 23 – portanto, tecnicamente, menos de uma semana desde o lançamento do ChatGPT.

Até então, o aplicativo tinha visto 550 mil downloads, empatando com o Genie – AI Chatbot, o app de chatbot de IA mais próximo classificado pelos downloads de maio na App Store dos EUA.

Alguns outros estavam mais adiante, no entanto, incluindo o ChatOn – AI Chat Bot Assistant (610 mil instalações), AI Chatbot – Nova (680 mil instalações) e Chat with Ask AI (1,4 milhões de instalações). Ainda assim, dada a rapidez com que o ChatGPT conseguiu superar meio milhão de instalações, em breve poderá vencer esses rivais.

Nos primeiros cinco dias de downloads do iOS nos EUA após o lançamento, o ChatGPT gerou 480 mil instalações, o que o classificou como o segundo maior lançamento de aplicativo, atrás do Truth Social, que obteve 630 mil downloads.

As próximas maiores estreias (ou seja, os primeiros cinco dias após o lançamento) incluíram a chegada em março de 2023 do Widgetable: Lock Screen Widget (360 mil instalações) e os lançamentos de 2022 do MyNBA2K23 (310 mil instalações) e sendtit – perguntas e respostas no Instagram (260 mil instalações).

Isso também colocou o ChatGPT no percentil > 99,99º para novos lançamentos de aplicativos nos EUA desde 2022 no iOS.

A Data.ai observa que apenas 1% dos aplicativos gerou mais de 10,6 mil downloads nos EUA nos primeiros cinco dias, e o 0,1% superior teve mais de 45 mil.

Sua análise incluiu dados de cerca de 39 mil aplicativos lançados nos EUA no iOS desde o início de 2022 e, em seguida, classificados nas principais paradas em algum momento durante esse período (os dados não incluem os aplicativos originais da Apple, como o Apple Music Classical).

Vale ressaltar que as instalações são apenas uma forma de medir a demanda do consumidor e não são tão confiáveis quanto analisar quantas pessoas se inscreveram e se tornaram usuários ativos do aplicativo.

No entanto, como o ChatGPT ainda é muito novo, o Data.ai ainda não terá estimativas precisas sobre métricas como usuários ativos diários ou mensais, diz a empresa – isso pode levar mais algumas semanas para ser gerado.

Com informações de TechCrunch