Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes de São Paulo. Confiram:
Nebulosa da Carina
Enzo Farina de 11 anos e aluno do 6° ano da Escola Laerte Ramos de Carvalho escolheu essa magnífica imagem capturada pelo Telescópio Espacial Hubble em 2007, que registra o centro da Nebulosa da Carina, uma das maiores regiões de formação estelar mais ativas do céu noturno. A Nebulosa da Carina exibe curiosos fluxos de gases ionizados, imensas massas de gás refletindo a luz de estrelas próximas e infindáveis nós, glóbulos escuros e pilares de densa matéria de poeira interestelar, que são maternidades onde novas estrelas são concebidas. Chama a atenção a quantidade de objetos catalogados nesta imagem que cobre uma área do céu menor que 1/4 de uma Lua Cheia. A Nebulosa da Carina fica a 7500 anos-luz de distância na direção da Constelação da Carina.
Original em:https://apod.nasa.gov/apod/image/0905/carina2_hst_big.jpg
Nebulosa de Órion
Samantha Lezama, de 11 anos e estudante do 6° ano do Colégio Padre Moye, também escolheu uma foto do Hubble que registra uma maternidade estelar. Nesse caso, a Grande Nebulosa de Órion, também chamada de Messier 42 ou simplesmente M42. No coração dessa nebulosa, um conjunto de quatro estrelas conhecidas como “Trapézio de Órion”. Esse sistema quádruplo produz tanta energia que ioniza grande parte dos gases da nebulosa, dando a eles uma tonalidade avermelhada. Os gases amarelados refletem a intensa luminosidade produzida por elas e também há, nas bordas da nebulosa, gases que refletem a luz azulada de outras estrelas. Já as faixas e nódulos escuros, são nuvens de poeira cósmica onde, em seu interior, que abrigam estrelas em formação. A Nebulosa de Órion está a cerca de 1600 anos-luz de distância e é facilmente vista a olho nu, na direção da Constelação de Órion.
Quem escolheu
Tanto a Samantha quanto o Enzo são membros do Clube de Ciências Online Nicolinha & Kids, que reúne meninos e meninas de todo o Brasil para aprender mais sobre astronomia e outras ciências. A iniciativa de criação do clube foi de Nicole Semião, a Nicolinha, considerada a mais jovem astrônoma do mundo e que recebeu o prêmio internacional de Criança Prodígio 2022 pelo Global Child Prodigy Awards. Atualmente, o Clube da Nicolinha conta com mais de 150 participantes de todo o Brasil e alguns brasileiros em outros países.
Fonte: Olhar Digital
Comentários