Sexta-feira, Dezembro 5, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Hackers brasileiros invadem instituições financeiras de Portugal

Hackers brasileiros invadem instituições financeiras de Portugal

Bandeira de Portugal desenhada por códigos de programação

Pesquisadores da SentinelOne identificaram um grupo de hacker brasileiros que atacou mais de 30 instituições financeiras de Portugal com um malware de roubo de informações.

O que você precisa saber:

Como as instituições são infectadas

Hacker usando notebook e olhando para tela de computador numa mesa num cômodo escuro
(Imagem: Maksim Shmeljov/Shutterstock)

O malware é distribuído através de e-mails phishing se passando por organizações importantes do país – por exemplo: EDP (Energias de Portugal) e AT (Autoridade Tributária e Aduaneira).

Após o dispositivo ser infectado, o malware usa o script VB (Visual Basic) – uma linguagem de programação comum – para executar um carregador de malware, que carrega duas variantes do backdoor “PeepingTitle”.

Backdoor é um método bastante usado por hackers para contornar medidas de segurança e obter acesso a um sistema de forma remota.

A Sentinel Labs explicou que os códigos são usados para distrair o usuário enquanto o malware é baixado e roubam suas credenciais das instituições afetadas. Em seguida, o código direciona a vítima para um site falso.

Os pesquisadores explicam a atuação dos backdoors PeepingTitle:

Com a primeira variante PeepingTitle capturando a tela inteira e a segunda capturando cada janela com a qual um usuário interage, essa dupla de malware fornece ao agente da ameaça uma visão detalhada da atividade do usuário.

Aleksandar Milenloski e Tom Hegel, pesquisadores da Sentinel Labs.

Com informações de Bleeping Computer e Hacker News

Fonte: Olhar Digital

Comentários