Alguns usuários do Google estão prestes a começar a ver um conjunto de resultados de pesquisa bastante diferente. A empresa anunciou hoje que está abrindo acesso aos Labs de Pesquisa, sua nova plataforma para testar recursos de busca.
Os Labs ainda estão protegidos por uma lista de espera, e não está claro quão rapidamente o Google pretende permitir que as pessoas entrem, mas duas semanas após o anúncio dos Labs na Google I/O, eles pelo menos começaram a ser disponibilizados.
A característica mais interessante dos Labs é a Experiência Generativa de Pesquisa (EGP, na sigla em inglês), que coloca um resumo gerado por IA no topo dos resultados de pesquisa em todo o Google. Você faz uma busca e, em vez de ser direcionado para a Wikipedia ou para os links apontados como principais, o Google irá gerar alguns parágrafos de informações e oferecer alguns links adicionais para leitura complementar.
A EGP pode representar a maior mudança na história da Pesquisa do Google, e será fascinante ver o que os usuários iniciais encontrarão. Isso pode ter grandes repercussões na forma como as pessoas pesquisam e até mesmo no que pesquisam.

A ferramenta promete revolucionar completamente a indústria de SEO, à medida que todos lutam para estar no resumo gerado pela IA, em vez de nos links agora empurrados para baixo. E se os usuários encontrarem o que precisam principalmente nos resumos e, portanto, não saírem da página com tanta frequência, poderá mudar todo o modelo de negócios da web.
O Google já falou bastante sobre ser audacioso e responsável no lançamento da IA, mas agora que esses recursos estarão nas mãos dos usuários, todas as apostas estão em aberto.
Além da EGP, os Labs também incluem outros dois recursos:
Os interessados em testar os Labs do Google podem se inscrever aqui. Quando o usuário tiver seu acesso liberado, será notificado por e-mail e poderá entrar no Labs para testar os novos recursos.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital





Comentários