A Netflix passou a aplicar, a partir de terça-feira (23), uma cobrança extra para impedir o compartilhamento de senhas no Brasil e em mais de 100 países. Com essa mudança, pipocaram, nas redes sociais, muitas dúvidas sobre como essa nova dinâmica da plataforma de streaming vai funcionar.

Entre os questionamentos, estão: poderei usar o streaming fora de casa? E quando viajar? Como o streaming vai saber onde estou? E por aí vai. Se você também está confuso, calma. O Olhar Digital preparou um guia para esclarecer as principais dúvidas sobre isso. Confira a seguir:

Como a nova dinâmica da Netflix funciona

Netflix em telão, TV, tablet, celular e notebook com pôsteres de suas produções ao fundo
(Imagem: Divulgação/Netflix)

Agora, é assim: “A conta Netflix deve ser usada por uma única residência”, explicou a empresa. Mas isso não quer dizer, literalmente, que você só vai poder assistir aos títulos do streaming na sua casa. Nessa nova dinâmica, tudo vai girar em torno do que constar como “residência Netflix” na sua conta.

Sim, dá para usar o streaming em outros lugares ou viajando. Você pode assistir aos títulos do catálogo normalmente nos seus aparelhos portáteis – por exemplo: celulares, tablets e laptops. Também existe a opção de acessar o serviço na TV de um hotel ou chalé de pousada, por exemplo.

Se você tiver uma segunda casa ou viajar com frequência para o mesmo lugar, faça o seguinte: no local principal em que assiste ao streaming, conecte-se à internet e abra o aplicativo pelo menos uma vez por mês num celular ou tablet. Faça o mesmo quando estiver na segunda localização para continuar assistindo sem interrupções.

Pessoa sentada no sofá com pés estendidos e notebook no colo, onde acessa a Netflix
(Imagem: wutzkohphoto/Shutterstock)

A empresa usa informações como endereços IP, IDs de aparelhos e atividade da conta para determinar se um aparelho conectado à conta faz parte da sua “residência Netflix”, conforme divulgado pelo serviço de streaming. “Não coletamos dados de GPS para tentar saber a localização precisa dos aparelhos”, acrescentou.

Neste caso, o serviço de streaming vai determinar uma automaticamente, com base no endereço IP, nos IDs de aparelhos e nas atividades da conta.

Depois, você pode alterá-la usando uma TV conectada à internet, seguindo os passos citados nesta reportagem. E se você não assiste ao streaming na TV ou não tem uma TV, não vai precisar definir uma residência.

Você também pode conferir como cancelar a assinatura da Netflix e como assistir a filmes e séries da Netflix em viagem (ou mudança) para o exterior, bem como uma lista atualizada dos planos e valores do streaming.

Com informações da Netflix (como definir ou alterar residência e como usar fora de casa)

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!