Mais cidades brasileiras vão ganhar acesso às redes 5G a partir da semana que vem: a Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) liberou o licenciamento e ativação das estações 5G na faixa 3,5 GHz em mais 459 municípios, e a quinta geração de internet móvel será ativada a partir de 30 de maio nessas cidades.

Com os novos municípios habilitados para o 5G, serão 1423 cidades do país já conectadas às redes de internet móvel mais modernas. A Anatel afirma que a cobertura do 5G chegará a 138 milhões de brasileiros, ou cerca de 64,7% da população nacional.

A habilitação não significa disponibilidade imediata das redes 5G, e sim autorização para operadoras começarem a oferecer serviços para seus clientes. Cada uma das empresas deve desenvolver um planejamento próprio para levar o serviço aos novos municípios.

A cobertura local também varia de operadora para operadora, e de município para município. Mesmo cidades que contam com o serviço há anos não necessariamente têm cobertura em todos os bairros, e algumas regiões podem receber um sinal de mais qualidade do que outros. Uma oferta plena do 5G depende da instalação de torres por parte das operadoras, o que pode demorar algum tempo para ocorrer.

A lista completa dos 459 novos municípios a receberem 5G pode ser vista no site oficial da Anatel.

Brasil já tem 120 celulares habilitados para 5G

Ainda segundo a Anatel, o Brasil já conta com 120 modelos diferentes de aparelhos compatíveis com as redes 5G, oferecidos por diferentes fabricantes de dispositivos.

A marca mais presente no 5G nacional é a Samsung — de acordo com a Anatel, a coreana conta com 36 modelos autorizados a operarem nas redes 5G brasileiras. A Motorola, com 23 modelos, é a segunda marca que mais oferece dispositivos no Brasil.

O top 5 de fabricantes no Brasil é fechado pela Xiaomi (15 modelos), Apple (13 modelos de iPhones) e Asus (8 aparelhos).

A lista completa de dispositivos compatíveis com o 5G brasileiro pode ser vista no site oficial da Anatel.