Durante um dos fóruns de tecnologia mais conhecidos da China, o Zhongguancun, Robin Li, CEO da Baidu, anunciou que um modelo generativo de IA em linguagem ampla (Large Language Model /LLM) será lançado oficialmente pela empresa “muito em breve”. Chamado de Ernie 3.5, o produto será o responsável por alimentar o Ernie Bot, versão ChatGPT da companhia, atualizando também todo seu mecanismo de busca. 

O comunicado chega dois meses depois da empresa lançar o Ernie Bot, seu esperado chatbot baseado em IA. O produto é, possivelmente, um dos rivais mais fortes da China para o ChatGPT, versão da empresa americana OpenAI

Desde o lançamento, no entanto, o Ernie Bot e outros produtos da Baidu alimentados pelo LLM da empresa permanecem em modo de teste, com um número seleto de empresas e usuários convidados a testá-los e dar um feedback. 

O lançamento público do chatbot, que seria feito no fim de março, foi cancelado pela empresa. De acordo com comunicado da Baidu na época, a razão para o adiamento seria a necessidade de ajustes observados a partir da “forte demanda” de 120 mil empresas que se inscreveram para testar o bot. 

Ernie Bot, o rival do ChatGPT da China 

Embora tenha sido apresentado como um forte rival para a OpenAI, durante seu lançamento o Ernie Bot recebeu diversas críticas, já que a apresentação contou com informações limitadas e vídeos curtos de demonstração (característico de quem quis apressar o lançamento, visto que na mesma época a OpenAI anunciou o GPT-4). 

Vale lembrar que não é só a chinesa Baidu que segue na corrida da IA. A Alibaba, também da China, tem trabalhado no Tongyi Qianwen AI, um LLM voltado apenas para usuários corporativos (por ora). A companhia abriu o produto para testes no início de abril.