Um cigarro eletrônico causou um grande susto e pânico durante um voo na Europa ao pegar fogo quando estava dentro da bagagem de mão de um dos passageiros.

O caso ocorreu em um voo da companhia aérea EasyJet que ia de Genebra, na Suíça, para Amsterdã, na Holanda. De acordo com o jornal britânico Mirror, os passageiros ouviram um estalo vindo do compartimento de bagagem de mão e, logo depois, puderam observar a fumaça saindo dele. O acidente aconteceu logo após a decolagem da aeronave.

Passageiros chegaram a imaginar que se tratava de uma bomba, mas não era o caso — era apenas um cigarro eletrônico que explodiu.

Alguns dos passageiros abriram o compartimento e encontraram uma bagagem em chamas — era nela que estava guardado o cigarro eletrônico. A bolsa foi jogada no chão e as chamas foram apagadas na base dos pisões — ao mesmo tempo que a fumaça tomava conta do avião.

Apesar do incidente ter sido resolvido ainda com o avião no ar, a aeronave retornou ao aeroporto de Genebra por precaução. Ela pousou em segurança, e serviços de emergência inspecionaram a nave. Ninguém ficou ferido. O vídeo abaixo, postado no Twitter, mostra alguns momentos do caso:

As autoridades suíças conduziram uma investigação para identificar a origem do incidente, e afirmam que um “descontrole térmico” (ou seja, um problema na bateria) no cigarro eletrônico iniciou o incêndio. Os passageiros seguiram em outro voo para Amsterdã no dia seguinte ao incidente.

O caso representa um descumprimento de regras para o transporte de cigarros eletrônicos em aeronaves: a recomendação é que modelos com no máximo duas baterias sejam carregados como bagagem de mão, mas não podem ser colocados no compartimento com outras malas.

Via Mirror