Câmeras do observatório Heller & Jung fizeram mais um flagrante incrível de meteoro no Rio Grande do Sul. As imagens mostram a bola de fogo passando junto a um avião em Tramandaí, no litoral do estado, na última quinta-feira (25).

A aeronave que aparece no vídeo é um Airbus da Tap, de Portugal, e partiu de Porto Alegre com destino a Lisboa por volta das 20h (horário de Brasília).

O que você precisa saber?

O airbus da TAP estava a uma altitude de quatro quilômetros e novecentos metros. E o meteoro a uma altitude de trinta quilômetros, uma distância de cerca de vinte e cinco quilômetros

Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório, em entrevista ao G1

Que meteoro é esse?

Na entrevista ao G1, o professor explicou que o meteoro de Tramandaí faz parte de um asteroide ou cometa que ainda não é conhecido. Ou seja, a origem da pedra ainda precisa ser descoberta.

Os meteoros são a entrada de pequenas rochas espaciais na atmosfera da Terra, provocando o aquecimento e a ionização do gás ao redor, gerando um rastro luminoso geralmente esbranquiçado, e acabam conhecidas como estrelas cadentes.

No entanto, ele pode assumir cores em tons de verde, vermelho e até mesmo azul dependendo da composição da rocha. A ocorrência de meteoros pode ser um evento isolado ou associado a uma chuva. As chuvas geralmente acontecem por causa de cometas que passaram pela Terra e deixaram pequenos fragmentos em órbita.

Esses fragmentos geralmente são muito pequenos e queimam completamente ao entrarem na atmosfera, não apresentando riscos. No entanto, dependendo do tamanho, composição e ângulo de entrada, os meteoros podem sobreviver ao processo, e o fragmento restante é conhecido como meteorito.