Imagine você ser um astronauta no espaço, visitando o lado oculto da Lua, quando de repente você ouve uma música que não sabe dizer de onde vem. Foi isso que aconteceu com os tripulantes da missão Apollo 10, da NASA.
A missão aconteceu um mês antes da histórica Apollo 11 colocar os humanos pela primeira vez para pisar na Lua. A Apollo 10 foi lançada em maio de 1969 como uma missão preliminar da caminhada lunar.
Durante ela, três astronautas sobrevoaram a Lua a cerca de 15 quilômetros de altitude enquanto realizavam uma série de testes, e enquanto eles estavam do lado oculto do satélite eles foram surpreendidos pela estranha música.
Música do espaço
Os três tripulantes eram John Young, Thomas P. Stafford e Gene Cernan, e enquanto Young continuava no módulo de comando, Stafford e Cernan embarcaram no módulo lunar. Enquanto se encontravam no lado oculto, os dois módulos se separam, e foi nesse momento que o barulho pode ser ouvido, que de acordo com relatórios da NASA parecia um assovio.
Cernan: Whooooooooooooo.
Young: Você também ouviu aquele som de assobio?
Cernan: Sim. Soa como – você sabe, música do tipo espaço sideral.
Young: Eu me pergunto o que é.
Transcrição da NASA
Mas de onde teria vindo esse barulho misterioso? Apesar de muitas conspirações, os técnicos da NASA apontam que ele foi causado apenas por uma interferência de rádio. Quando os astronautas se separaram em dois módulos, cada uma das espaçonaves ligou seu rádio VHF, o que causou a música peculiar ouvida pelos tripulantes da Apollo 10.
O áudio do momento em que o barulho é ouvido pelos astronautas foi liberado pela NASA apenas em 2016, quase 50 anos depois do acontecimento.
Fonte: Olhar Digital
Comentários