Pela primeira vez na história, um veículo totalmente elétrico — especificamente o Tesla Model Y — é o carro mais vendido do mundo.
Isso representa um aumento de aproximadamente 69% em relação ao ano anterior para o Model Y — um número que certamente será aprovado por Elon Musk, CEO da Tesla, conhecido como o “meme-lord”. Musk sempre esteve confiante no sucesso do Model Y, mesmo antes de seu lançamento, estimando em 2016 que ele teria demanda “no nível de 500 mil a 1 milhão de unidades por ano”.
Embora isso seja um marco para a Tesla, a vitória do Model Y não é especialmente surpreendente. A Tesla não fornece uma divisão exata das vendas, mas relatou que mais de 400.000 veículos Model Y e Model 3 foram entregues aos clientes no primeiro trimestre de 2023.
O desenvolvimento de veículos elétricos por fabricantes de automóveis concorrentes também continua lento, permitindo que a Tesla continue dominando o mercado de VE. Além disso, a Tesla frequentemente reduziu os preços de grande parte de sua linha nos últimos anos, incluindo o Model Y, o que pode ter contribuído para o aumento nas vendas.
É importante observar que, embora um veículo elétrico da Tesla seja atualmente o mais vendido do mundo, a empresa certamente não é a maior montadora global em termos gerais. Volkswagen, Toyota, General Motors e Ford relatam receitas e vendas de unidades mais altas em comparação.
E, de acordo com o Car Logos, a Tesla nem mesmo está entre as 10 maiores montadoras globais de automóveis, ficando em 19º lugar em 2022. Musk já havia previsto que o Model Y conquistaria o primeiro lugar, dizendo aos investidores em 2021:
Acreditamos que o Model Y será o carro ou veículo mais vendido do mundo. Provavelmente no próximo ano. Não tenho 100% de certeza se será no próximo ano, mas acho bastante provável… Mais provável do que não, que o Model Y 2022 seja o carro ou caminhão mais vendido do mundo.
Elon Musk
Embora não tenha alcançado esse objetivo, o Model Y ficou em terceiro lugar no ranking global geral de 2022, entrando em sexto lugar na lista dos 10 carros mais vendidos nos Estados Unidos, apesar da forte concorrência de caminhões e SUVs de grande porte.
No ano passado, ele também se tornou o veículo mais vendido na Europa e na Califórnia, e o quarto mais vendido na China, após subir 15 posições em relação ao ano anterior. E isso apesar da repressão da China à propriedade de Tesla e de vários recalls devido a preocupações com a segurança.
Com informações de Motor1
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários