Um vazamento de informações forneceu cerca de 100 GB de dados internos da Tesla ao jornal alemão Handelsblatt. A reportagem revela milhares de reclamações dos clientes sobre recursos de piloto automático da empresa nos últimos anos.

Sebastian Matthes, editor-chefe do Handelsblatt, disse que uma equipe de 12 pessoas examinou os arquivos recebidos durante seis meses.

Os documentos também descrevem as políticas da Tesla ao responder os problemas relatados por clientes, mostrando que a empresa busca manter em sigilo os dados de seus veículos.

‘Não copie e cole o relatório abaixo em um e-mail, mensagem de texto ou deixe-o em uma mensagem de voz para o cliente’, disse. Os dados do veículo também não devem ser divulgados sem autorização. Se, apesar do conselho, ‘o envolvimento de um advogado não puder ser evitado’, isso deve ser registrado.

Políticas da Tesla descritas pelo Handelsblatt

Conforme relata o Eletrek, Joseph Alm, conselheiro Administrativo de Litígios da Tesla, respondeu aos vazamentos dizendo que a empresa acredita que um “ex-funcionário descontente” usou seu acesso para roubar as informações “violando seu contrato de confidencialidade assinado”.

O conselheiro também informou que a empresa pretende abrir um processo contra esse funcionário.

Continuamos a investigar as circunstâncias alegadas em seu e-mail. Até o momento, temos motivos para acreditar que um ex-funcionário descontente, pouco antes de deixar a Tesla, usou indevidamente seu acesso como técnico de serviço para exfiltrar informações, violando seu contrato de não-divulgação assinado, as políticas e práticas de gerenciamento de dados da Tesla, e direitos da UE e alemães.

A Tesla protege rigorosamente suas informações confidenciais e as informações pessoais de seus funcionários e clientes. Pretendemos iniciar um processo legal contra este indivíduo pelo roubo de informações confidenciais da Tesla e dados pessoais dos funcionários. Também cooperaremos com as autoridades criminais neste assunto.

Joseph Alm, conselheiro Administrativo de Litígios da Tesla.

Com informações de The Verge e Eletrek.