Atualmente, os avanços da tecnologia já possibilitam que o usuário consiga se exercitar em casa sendo guiado por instruções digitais. Dentre as opções mais acessadas, é possível adquirir jogos de consoles e smartphones que trabalham o corpo enquanto distraem o jogador de forma lúdica. Por isso, separamos cinco opções de jogos para ajudá-lo a se exercitar em casa.
1. Just Dance
Como o título já adianta, Just Dance é uma franquia de jogos voltados para a dança: o usuário acessa uma biblioteca robusta com as músicas mais famosas das paradas, e as utiliza como plano de fundo para dançar. Enquanto a música é tocada, um avatar digital entra no ritmo da melodia e apresenta passos inéditos de dança, os quais o jogador precisa acompanhar para chegar ao fim da fase.
Os games são distribuídas pela Nintendo e podem ser jogados –– com maior nível de imersão e realismo –– pelos consoles Wii e Switch, o qual oferece uma tecnologia que processa os movimentos do corpo do jogador para garantir que os passos de dança sejam seguidos corretamente. Enquanto o usuário tenta desenvolver as coreografias, o corpo queima calorias, trabalha o sistema cardiovascular, e coloca o condicionamento respiratório à prova.
2. Ring Fit Adventure
Também comercializado pela Nintendo, o Ring Fit Adventure apresenta um mundo onde o personagem principal é um esportista e precisa utilizar suas habilidades fitness para derrotar os vilões que aparecem. Com o auxílio de um sensor na perna e um anel entre as mãos, o usuário aplica inúmeros movimentos para percorrer universo do game e passar de fase. Dentre os principais movimentos, estão corrida, saltos, pulos, agachamentos e até poses de ioga: cada vez que o usuário executa os movimentos com exatidão, uma ‘energia fit’ pulsa no personagem e acerta os oponentes.
Talvez o melhor ponto positivo do joga sejam os movimentos constantes: é necessário correr o tempo todo para que o seu personagem se mova, o que faz o jogador entrar em uma maratona sem nem perceber. Desta forma, o corpo abandona o sedentarismo ao mesmo tempo em que a mente se distrai com os desafios do game.
3. Active Arcade
Este é um jogo mais acessível do que os demais, visto que só é necessário um celular com câmera frontal para acessá-lo. Disponível nas lojas para Android e iOS, o Active Arcade captura a imagem ao vivo do usuário e a imerge em um videogame de fliperama: uma vez dentro do universo do jogo, é necessário mexer diferentes partes do corpo para passar de fase.
Há vários jogos disponíveis dentro da plataforma, e cada um foi desenvolvido para trabalhar o corpo de uma maneira diferente, como acertar alvos no ar, bater em monstrinhos que saem de buracos, pular junto do personagem para que ele passe em lugares apertados, e muito mais.
4. Zombies, Run!
Neste jogo para celular, disponível para Android e iOS, os jogadores entram em um universo devastado por um apocalipse zumbi. Desta forma, o jogador precisa correr constantemente para se salvar e coletar suprimentos para passar de frase. Conforme avança na cidade, é possível conferir diferentes cenários, ouvir instruções e fugir dos monstros. Além disso, também é possível ouvir diferentes gravações que ajudam o usuário a entender um pouco mais sobre a história do mundo devastado e provocar uma maior imersão durante a corrida.
5. Fitness Boxing 2
Também disponível para os dispositivos Nintendo, este game oferece músicas para o plano de fundo e um treinador virtual que irá acompanhá-lo em uma rotina animada de luta. De início, o usuário deve escolher qual parte do corpo gostaria de exercitar (como bíceps, peito, perna e panturrilha), e então, pode escolher um treino para colocar os movimentos box adiante junto do treinador virtual.
Fonte: Olhar Digital
Comentários