O TikTok, da ByteDance, tem sido o foco de legisladores e oficiais de inteligência dos EUA. Eles temem que o aplicativo possa ser usado para espionar os usuários estadunidenses. Mas enquanto a rede social tem sido o centro das atenções, outros aplicativos chineses, que apresentariam problemas semelhantes, seguem com popularidade disparada por lá.

Para quem tem pressa:

As preocupações com a ByteDance decorrem em grande parte de uma lei de segurança nacional que dá ao governo chinês o poder de acessar amplas faixas de informações comerciais se alegar ser para fins de segurança nacional.

Autoridades de inteligência e legisladores dos EUA temem que o governo chinês possa acessar efetivamente qualquer informação que as empresas de aplicativos com sede na China tenham coletado de usuários americanos, desde endereços de e-mail até interesses do usuário e carteiras de motorista.

Mas isso não parece ter influenciado muitos consumidores, já que vários aplicativos baseados na China ainda estão crescendo nos EUA.

Apps chineses em alta nos EUA

Ícone do TikTok e outros aplicativos chineses em iPhone
(Imagem: Koshiro K/Shutterstock)

Por exemplo, o aplicativo de compras Temu, de propriedade da PDD Holdings, com sede na China, ocupa o segundo lugar na App Store da Apple entre os aplicativos gratuitos nessa reta final de maio. Ele também ocupou o 12º lugar entre os varejistas digitais na temporada de férias de 2022 para visitantes únicos de seu site, de acordo com a Insider Intelligence.

Enquanto isso, os aplicativos de propriedade da ByteDance, CapCut e TikTok, ocupam o quarto e o quinto lugar no ranking da App Store. A marca chinesa de fast fashion Shein ocupa o décimo quarto lugar.

Além disso, entre o final de março e o início de abril, após a audiência do CEO do TikTok, Shou Zi Chew, perante o Congresso, o Lemon8 da ByteDance viu quase um milhão de downloads nos EUA, informou a Insider Intelligence com base em dados da Apptopia. Esse app parece uma mistura do Pinterest com o Instagram.

Preocupações

Pessoa com dedo sobre logomarca do TikTok na tela de um celular
(Imagem: Ascannio/Shutterstock)

Esses aplicativos compartilham alguns dos recursos que preocupam o governo dos EUA sobre o TikTok, incluindo se algumas dessas empresas protegem adequadamente os dados do usuário dos EUA ao operar fora da China (o TikTok enfatizou que as informações do usuário dos EUA são armazenadas apenas em servidores fora da China).

Como o TikTok, esses aplicativos coletam informações do usuário, podem analisar tendências em seus interesses e usar algoritmos para atingir os consumidores com produtos ou informações que possam mantê-los envolvidos com o serviço.

Porém, especialistas sobre a China e mídia social dizem que há diferenças importantes entre esses aplicativos e o TikTok, o que pode explicar a relativa falta de atenção neles. Entre os mais importantes desses recursos está a escala de sua presença nos EUA.

Com informações de CNBC

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!