A popularidade dos apps do WhatsApp e do Instagram no Brasil não é exatamente uma novidade, mas um estudo feito pela Panorama Mobile Time/Opinion Box deu uma ideia de como é o uso desses aplicativos dentro do país, e quantos são os usuários de smartphones com eles instalados.

O estudo, que entrevistou 2.069 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 12 e 24 de abril, concluiu que 55% dos brasileiros contam com os dois aplicativos da Meta não apenas instalados em seus smartphones, como também com um ícone de atalho na tela inicial do dispositivo.

Em comparação a um estudo similar conduzido há seis meses, aumentou a penetração do WhatsApp e do Instagram nos dispositivos brasileiros. Na época, o mensageiro estava na homescreen de 55% dos celulares, enquanto o Instagram estava em 46%. Desde então, WhatsApp saltou para 59%, enquanto o Instagram agora aparece na tela inicial de 55% dos smartphones do Brasil.

É a primeira vez que o Instagram demonstra uma popularidade similar à do WhatsApp no Brasil, de acordo com o estudo, o que demonstra a força dos produtos da Meta dentro do país: nenhum outro aplicativo está na homescreen de mais da metade dos smartphones brasileiros.

Consequentemente, WhatsApp e Instagram são os apps mais abertos e onde os usuários mais passam tempo quando estão no celular. O estudo indica que o mensageiro é o líder em números de sessões diárias com o Instagram em segundo lugar. Em tempo total gasto dentro do app, a situação se inverte, com o Instagram à frente do WhatsApp.

O estudo ainda questionou qual é o app preferido dos brasileiros — ou seja, qual é o que estaria instalado no celular se a pessoa pudesse ter apenas um. A resposta, não surpreendentemente, foi o WhatsApp. O mensageiro é parte fundamental da vida digital em 2023, servindo tanto para fins pessoais quanto profissionais.

Via MobileTime