Atualmente a rua mais sinuosa do mundo está localizada em São Francisco, na Califórnia, mas um projeto ambicioso de uma pequena cidade de Santa Catarina pretende trazer esse título para o Brasil.
A rua, que ainda será construída, ficará localizada em São Joaquim, uma cidade com pouco mais de 27 mil habitantes na Serra de Santa Catarina. De acordo com a prefeitura, o projeto deve sair do papel em breve e a licitação para o início da obra será aberta na quinta-feira, 01.
Vamos entrar para o Guiness Book, o livro dos recordes, como a rua mais sinuosa do mundo, que vai deixar de ser na Califórnia e passará a ser em São Joaquim.
Giovani Nunes, prefeito de São Joaquim em resposta ao G1
Construção da rua
As tentativas de construção da rua começaram ainda em 2022, quando duas licitações foram lançadas, mas em nenhuma delas houve interessados. O edital relançado conta com valores e termos de propostas ajudados, devido a recursos próprios do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).
O local recebeu o nome de Complexo Turístico da Rua Sinuosa e contará com um mirante com vista para a cidade, um balanço infinito, fontes de água, uma escadaria para pedestres e outras atrações. Mas o que vai garantir o título de rua mais sinuosa do mundo são suas 10 curvas fechadas. O objetivo do projeto é impulsionar o turismo e o desenvolvimento cultural na cidade.
Até então, o título pertence a Lombard Street, com 8 curvas sinuosas em zigue-zague descendo uma ladeira íngreme. A rua é um dos pontos turísticos mais famosos de São Francisco e é conhecida por ser palco de diversos filmes, como Homem Formiga e a Vespa e Bullitt.
Estima-se que a nova custe cerca de 3,75 milhões de reais aos interessados em investir na construção. A prefeitura de São Joaquim ainda não divulgou datas a respeito do início das obras e previsão de conclusão.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários