Desenvolvido por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, o Business Model Canvas, BMC, ou simplesmente Canvas, é uma ferramenta de gerenciamento estratégico para definir e comunicar uma ideia ou um conceito de negócio de forma mais simples.
O Canvas é uma representação visual com os elementos fundamentais de um negócio ou produto, estruturando uma ideia de forma coerente para ajudar os empreendedores criarem um plano considerando todas as partes do funcionamento de uma empresa.
O que é o Canvas?

Um modelo de negócios é um plano que descreve como uma empresa pretende ganhar dinheiro, desde sua base de clientes até os detalhes financeiros. Normalmente, esse documento tem muitas páginas; no entanto, o Business Model Canvas permite que as empresas definam esses componentes em uma única página.
Esse documento de apenas uma página contém nove caixas, que representam diferentes elementos fundamentais de um negócio, permitindo uma melhor visualização e avaliação de uma ideia ou conceito de negócio. Isso inclui a atualização do modelo à medida que a empresa evolui, como mudanças no mercado, novos fluxos ou expansões.

O lado direito se concentra no cliente ou no mercado, os fatores externos que não estão sob controle da empresa, enquanto o lado esquerdo se concentra nos elementos da empresa em si. No meio, estão as propostas de valor que representam a troca de valor entre a empresa e seus clientes.
Como usar o Canvas?
Para que esse método cumpra seu objetivo, os especialistas sugerem que os funcionários devem estar envolvidos, independentemente de a reunião ser feita em uma plataforma on-line, como o Miro, com papel e caneta, ou até mesmo com post-its.
Essa visão geral abrangente também garante que a equipe considere todos os componentes necessários de seu modelo de negócios e possa identificar lacunas ou áreas de melhoria, além de ter uma compreensão holística e compartilhada do modelo de negócios, permitindo que se alinhem e colaborem de forma eficaz.
Conforme mencionado, existem nove blocos no Canvas, que são:


Ao comparar todos os fatores acima, a empresa pode começar a fazer melhorias estratégicas que talvez não tivesse identificado antes.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital




Comentários