A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) decidiu suspender, na segunda-feira (29), as vendas de pacotes de viagens com datas flexíveis da Hurb, antigo Hotel Urbano. Medida, que é temporária, vem logo após clientes denunciarem novo calote da empresa com prejuízos de mais de R$10 mil. 

O que você precisa saber? 

De acordo com o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, a recente medida de bloqueio foi adotada para que “não haja ainda mais prejuízo aos consumidores e consumidoras de todo o país”. No mais, a empresa também poderá ser multada em R$ 50 mil por dia caso não cumpra as exigências, além de outras sanções administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Essa medida vai perdurar até que a empresa nos apresente um plano concreto de resolução dos contratos atualmente em vigor. A Hurb deverá demonstrar que está cumprindo os contratos e que tem condições financeiras de celebrar novos contratos. 

Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor, em nota oficial.

O que está acontecendo com a Hurb? 

Ativa desde 2011, a Hurb, agência de viagem online, enfrenta uma crise muito pesada. Entre os problemas recentes, hotéis e pousadas cancelaram reservas por atrasos no pagamento que deveria ser feito pela Hurb. Com isso, a empresa se tornou alvo de críticas e reclamações de turistas na internet, recebendo denúncias e virando alvo da Senacon, órgão vinculado ao Ministério da Justiça. 

Piorando a situação, o então CEO e fundador da agência, João Ricardo Marques, renunciou ao cargo no final de abril após aparecer em vídeos ameaçando clientes e divulgando dados deles. 

 Entenda aqui a crise da Hurb! 

Com informações do G1 e Senacon

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