Pesquisadores fizeram descoberta histórica em rocha no oeste da Suécia. Por volta de 40 petróglifos retratando navios, pessoas e figuras de animais com cerca de 2,7 mil anos foram encontrados em rocha de granito que já fez parte de uma ilha.

Segundo Martin Östholm, gerente de projeto da Fundação, pela localização das rochas, as gravuras rupestres de Bohuslän tiveram que ser feitas em pé em barco ou em plataforma construída no gelo.

A região de Bohuslän é reconhecida por suas esculturas rupestres e, entre elas, inclui a arte da Idade do Bronze feita em Tanum — local da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Petróglifos que foram esculpidos há cerca de 2,7 mil anos (Imagem: Foundation for Documentation of Bohuslän’s Rock Carvings)

Conforme observado por Östholm, os responsáveis pelas gravuras precisaram bater pedras duras contra a face da rocha de granito para criar os petróglifos. Como consequência, a ação expôs camada branca por baixo e tornando as gravuras altamente visíveis — mesmo do continente ou de navios que passavam.

A simbologia das imagens não é clara, mas um especialista compartilhou algumas teses sobre. “Com base na repetição dos motivos, é possível que essa coleção de figuras forme uma narrativa”, disse James Dodd, pesquisador da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

Com informações de LiveScience