Indígenas bloquearam no final da manhã desta terça-feira (30) a rodovia BR-463, entre as cidades de Dourados e Ponta Porã, e o anel viário norte, imediações da aldeia Bororó, em Dourados. A polícia está no local.
O manifesto também ocorre em outras cidades. A MS-156 entre Amambai e Tacuru e a MS-386 entre Amambai e Ponta Porã também estão fechadas.
Há também registro de bloqueio em outros estados, como São Paulo e Mato Grosso. Os indígenas são contra o Projeto de Lei (PL) 490/2007 que teve urgência aprovada na última quarta-feira (24) e que pode ser votado hoje no plenário da Câmara dos Deputados.
O PL 490/2007 tem como um dos pontos a tese do marco temporal que limita as demarcações de terras indígenas às áreas ocupadas na data da promulgação da Constituição Federal em 1988, ignorando o histórico de violência e esbulho antes da data. O marco temporal é uma tese jurídica defendida pela bancada ruralista no Congresso e que altera a interpretação da Constituição Federal.
Entre Dourados e Ponta Porã, indígenas reivindicam uma área que, segundo eles, pertencem aos antepassados. O local já foi palco de conflitos e abriga várias famílias, a maioria às margens da rodovia.
Já na região do anel viário os indígenas reivindicam áreas de sitiantes. Segundo eles, os locais também pertencem aos antepassados.
Fonte: Dourados Agora




Comentários