O Miami Heat colocou um ponto final na tentativa de reviravolta do Boston Celtics. Depois de ver o rival igualar a decisão da Conferência Leste após sair em desvantagem de 3 a 0 na série, o Heat venceu o jogo 7 no TD Garden com autoridade, 103 a 84, e encara o Denver Nuggets nas finais.
Para garantir vaga na decisão, o Heat contou com nova atuação destacada de Jimmy Butler. O ala-armador foi eleito o MVP das finais do Leste, e teve atuação de 28 pontos, sete rebotes, seis assistências e três roubos de bola.
O elenco de suporte para a principal estrela da companhia também foi importante. Caleb Martin anotou um duplo-duplo com 26 pontos e 10 rebotes, enquanto Bam Adebayo fechou o jogo com 12 pontos, 10 rebotes e sete assistências. Apenas LeBron James tem mais jogos com pelo menos 10 pontos, 10 rebotes e cinco assistências pela franquia.
Do lado dos Celtics, as estrelas tiveram atuação apagada. Jayson Tatum torceu o tornozelo logo no primeiro lance de jogo e fechou o duelo com 14 pontos e 11 rebotes, e Jaylen Brown anotou 19 pontos. A pontuação de 84 pontos foi a menor de Boston na temporada 2022/23.
Heat repete os Knicks
O oitavo classificado na temporada regular chegar à decisão da NBA não é algo inédito, mas é extremamente raro. Em toda a história da NBA, apenas uma equipe havia obtido esse feito: o New York Knicks na temporada 1998/99.
Agora, o Heat tenta escrever uma história diferente na decisão contra o Denver Nuggets. Isto porque, há pouco mais de 20 anos, os Knicks caíram na decisão, diante do San Antonio Spurs, pelo placar de 4 a 1.
Spoelstra em lista seleta
Chegar a uma final de NBA é algo para poucos, mas o técnico do Miami Heat, Erik Spoelstra, está acostumado com esse sentimento. Agora, com seis participações, o comandante se igualou a Johnny Kundla e Gregg Popovich, no quarto posto dos treinadores com mais finais. O líder desta estatística é Phil Jackson, com 13 decisões no currículo.
Pat Riley – o senhor NBA Finals
Se o pupilo Erik Spoelstra chegou ao ponto em que está na sua carreira, muito se deve a visão do mestre. Pat Riley, atual presidente do Miami Heat, atingiu às finais de NBA em seis décadas diferentes. Como jogador, técnico e executivo, são simplesmente 19 finais de NBA. Ou seja, 25% das decisões da liga-norte americana contaram com a participação da lenda.
Até aqui, são nove títulos para Riley sendo um como jogador, um como assistente técnico, cinco como treinador principal e dois como executivo… Ainda há tempo para mais e a decisão entre Denver Nuggets e Miami Heat tem início na próxima quinta-feira (1).
Fonte: Ogol
Comentários