A Hyundai e a Kia realizam campanhas para divulgar seu software antifurto gratuito, após o “Desafio Kia” viralizar no TikTok e levar a uma onda de roubos de carros das marcas nos EUA. Mesmo assim, roubos dos carros das marcas sul-coreanas continuam a atormentar os proprietários. E isso se tornou um embaraço caro para as montadoras.

Para quem tem pressa:

No início de maio, apenas cerca de 7% dos cerca de oito milhões de carros nos EUA identificados como vulneráveis tinham recebido a atualização antifurto. Mas o número de veículos atualizados “cresce rapidamente”, segundo as empresas.

Conseguir que os proprietários de carros agendem qualquer reparo, no entanto, tem sido um desafio de longa data no setor automotivo. Nesse caso, alguns revendedores disseram que a decisão das montadoras de não emitir um recall de segurança nos carros – apesar da pressão de alguns estados – pode complicar o esforço.

TikTok, Kia e Hyundai

Montagem com fachadas de prédios da Kia e Hyundai
(Imagem: Getty Images)

A onda de roubos começou em 2022, após um grupo que se autodenomina “the Kia Boyz” surfar na onda do “Desafio Kia”, que tinha viralizado no TikTok, para postar vídeos na plataforma e outras redes sociais ensinando como explorar a falta de um chip de computador antifurto nos carros.

Em Minneapolis (EUA), por exemplo, quase 1,9 mil carros da Kia e Hyundai foram roubados até meados de abril de 2023. Para você ter uma ideia, 107 carros dessas marcas tinham sido roubados durante o mesmo período em 2022, de acordo com um porta-voz do departamento de polícia.

A Hyundai tentou trabalhar com o TikTok e outras mídias sociais para remover os vídeos. Mas a empresa disse que, à medida que novos vídeos aparecem, há ondas adicionais de roubos.

A Kia disse que continua trabalhando com agências de aplicação da lei para combater o roubo de carros e com empresas de rede social para limitar o impacto do conteúdo que promove os crimes.

Já um porta-voz do TikTok disse que os vídeos de roubo de Kias e Hyundais não têm sido uma tendência na plataforma. Mas disse que as pessoas compartilham notícias e avisos emitidos pelas empresas.

Os porta-vozes da Meta Platforms, do YouTube e do Instagram disseram que removem vídeos que violam suas políticas.

Consequências

Close em símbolo da Kia na grade de um carro da marca
(Imagem: Reprodução/CNBC)

Os carros roubados resultaram numa torrente de publicidade negativa e um golpe nas reputações da Kia e Hyundai. E prejuízo milionário à Kia e Hyundai.

Várias cidades dos EUA processaram as empresas, alegando que o fracasso em impedir os roubos resultou em mais crimes e estrangulamento dos orçamentos policiais. As empresas disseram que as ações movidas contra elas são desnecessárias e sem mérito.

No começo de maio, a Kia e a Hyundai concordaram em pagar mais de US$ 200 milhões (aproximadamente R$ 1 bilhão, na cotação atual) aos proprietários de carros roubados para resolver uma ação coletiva.

Em abril, procuradores gerais de 17 estados pediram aos reguladores de segurança federais que exigissem um recall dos carros. As fabricantes sul-coreanas disseram que os veículos não apresentam defeitos e cumprem os regulamentos de segurança.

Os veículos Hyundai e Kia afetados foram fabricados entre 2011 e 2021. Eles usam uma chave padrão em vez de um botão de partida e não possuem um chip projetado para impedir que o carro ligue sem a chave presente.

Como os roubos acontecem

Pessoa segurando celular com logomarca do TikTok em frente tela com linhas de código
(Imagem: Omar Marques/SIOA/Zuma)

Para roubar o carro, os ladrões arrancam a tampa de plástico que envolve a coluna de direção, removem a ignição e ligam o veículo com um alicate ou até mesmo um cabo de carregador USB, disseram as empresas.

As fabricantes, em meados de fevereiro, começaram a oferecer uma correção de software que imitaria o chip antifurto. Assim, Kias e Hyundais equipados com a atualização devem ser desbloqueados com o chaveiro do proprietário antes de serem iniciados.

Revendedores e funcionários de alguns estados disseram que a decisão das montadoras de não emitir um recall de segurança significa que menos proprietários tomariam conhecimento da correção do software livre.

Em vez disso, a Kia e a Hyundai enviaram aos revendedores um boletim de serviço, que as montadoras usam para orientar os revendedores sobre como corrigir problemas não relacionados à segurança.

Com informações de The Wall Street Journal