Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Lula apresentou desafios tecnológicos em reunião com líderes sul-americanos

Lula apresentou desafios tecnológicos em reunião com líderes sul-americanos

lula carros populares

Lula reuniu os representantes dos onze países no Palácio do Itamarty, em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Na reunião, o presidente Lula contextualizou os desafios e propôs debates conjuntos (Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com líderes sul-americanos no Palácio da Itamaraty, em Brasília, nesta terça-feira (30), para discutir desafios tecnológicos da atualidade e a integração entre as nações.

O evento reuniu os presidentes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Suriname, Uruguai e Venezuela. A única exceção foi o Peru. O representante foi o presidente do Conselho de Ministros do país, Alberto Otárola, já que a presidente Dina Boluarte não pode comparecer em meio à crise política do país.

Abertura do encontro

No discurso de abertura do encontro, o presidente Lula traçou um panorama sobre os desafios enfrentados pelos países, que incluem infraestrutura, propagação de fake news nas mídias sociais e a necessidade de mecanismos que diminuam a dependência das nações a outras potências globais.

Desafios

O presidente ainda lembrou dos impactos da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia, que afetou o Brasil e as nações vizinhas no que diz respeito às cadeias de suprimentos globais.

Ele reforçou que, com a guerra, as “nossas carências de infraestrutura e nossa vulnerabilidade externa foram expostas”, e que a região parou de crescer, o desemprego aumentou e a inflação subiu.

Lula também destacou os recentes ataques à democracia no Brasil.

No Brasil e em outros países, recentes ataques às instituições democráticas, inclusive às sedes dos Poderes constitucionais, nos ofereceram uma trágica síntese da violência de grupo de extremistas que se valem de plataformas digitais para promover campanhas de informação e discurso do ódio.

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Lula reuniu os representantes dos onze países no Palácio do Itamarty, em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Integração e cooperação

Diante das consequências da guerra na Ucrânia em solo latino e dos ataques anti-democráticos, o presidente Lula reforçou a união entre países e que nenhuma nação “poderá enfrentar isoladamente as ameaças sistêmicas da atualidade”.

Ele lembrou como, juntos, os países da América do Sul acumulam mais de 450 milhões de habitantes, que representam um importante mercado de consumo, e são a quinta economia global.

O político, então, listou sugestões para os países desenvolverem em conjunto.

Área monetária

Na reunião, o presidente Lula contextualizou os desafios e propôs debates conjuntos (Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mecanismos de cooperação

Com informações de Tele Síntese

Fonte: Olhar Digital

Comentários