Elizabeth Holmes, fundadora da companhia de tecnologia Theranos, está presa. Ela foi condenada por fraudes cometidas no comando da empresa, o que envolveu a manipulação de exames de sangue e mentir a investidores quanto às finanças. Ela se entregou à penitenciária em que deve cumprir os 11 anos de sentença no Texas, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (30).

Sentença

A empresária deveria ter começado sua sentença de pouco mais de 11 anos em 27 de abril. Porém, seus advogados entraram com um recurso de última hora por questões processuais, dando a Elizabeth Holmes mais tempo até ter que se entregar.

Além de cumprir a pena em reclusão em uma prisão federal para mulheres em Bryan, no Texas, Holmes também terá que pagar uma multa às vítimas. O valor sairá do bolso dela e de seu ex-namorado e ex-braço direito na Theranos, Ramesh Balwani (conhecido como Sunny). Juntos, os dois vão ter que devolver US$ 452 milhões às pessoas que sofreram as fraudes.

Elizabeth Holmes foi condenada há mais de um mês (Foto: JOHN G MABANGLO/EPA-EFE/Shutterstock)

A Theranos de Elizabeth Holmes

Condenação

Em novembro de 2022, ela foi condenada a cumprir prisão por causa do esquema de fraudes. Além disso, a condenação incluía que a ex-executiva manipulou a tecnologia (alterando resultados de testes sanguíneos), finanças da empresa e as perspectivas de negócios da startup para enganar investidores.

Ramesh Balwani foi condenado a 13 anos de prisão e está preso desde o final de abril.

Sunny também foi presidente da Theranos e foi condenado a 13 anos (Foto: JOHN G MABANGLO/EPA-EFE/Shutterstock)

Outras informações