Sábado, Dezembro 6, 2025
spot_img
Início TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO Scooter elétrica desenhada pela Porsche esbanja elegância (e potência)

Scooter elétrica desenhada pela Porsche esbanja elegância (e potência)

Pessoa dirigindo scooter elétrica F200, da Yadea, em rodovia

Uma scooter elétrica esportiva. Esse é o conceito da F200, anunciada pela marca chinesa Yadea, que contou com parceria da Porsche para o design da motinha. Essa scooter elétrica é a aposta da marca para “atacar” o mercado europeu.

Para quem tem pressa:

Embora a motinha ainda não tenha sido lançada oficialmente, com seu preço e disponibilidade ainda envoltos em mistério, suas especificações técnicas são promissoras.

Nova scooter elétrica

Scooter elétrica F200, da Yadea, com farol aceso e sob holofote num galpão escuro
(Imagem: Divulgação/Yadea)

De acordo com a Yadea, a F200 será o modelo mais potente da categoria L3e – isto é, scooters elétricas com desempenho semelhante aos equivalentes movidos a gasolina de 125 cavalos de potência.

Seu desempenho é limitado para cumprir os regulamentos. Mas é aqui que os motores elétricos escondem um pequeno segredo. Apesar de ser classificado com uma potência máxima de apenas 11 quilowatts (14,7 cavalos de potência), o F200 produz essa potência em toda a faixa de rotação.

Para efeito de comparação, as máquinas movidas a combustível o fazem apenas uma vez em toda a faixa de rotação. Resultado: a scooter elétrica parece ter mais que o dobro da potência declarada nas especificações.

Além disso, Yadea possui um valor de torque astronômico para a F200: 236 Nm. E, novamente, em toda a faixa de rotação do motor elétrico.

Elegante e potente

Pessoa dirigindo scooter elétrica F200, da Yadea, em rodovia
(Imagem: Divulgação/Yadea)

O que isso significa no mundo real? Bem, você obtém uma scooter bonitinha que pode disparar de um ponto morto a aproximadamente 50 km/h em apenas 2,5 segundos. Ou seja, pode bater cerca de 100 km/h em cinco segundos.

Seu motor chega a cerca de 100 km/h, novamente, provavelmente em conformidade com os regulamentos de licenciamento. A scooter elétrica usa energia de um pacote de bateria dupla alojado sob a carenagem, o que garante um alcance de cerca de 130 quilômetros com uma única carga.

Outra ponto interessante: a Yadea se uniu ao centro de design da Porsche para criar o estilo da scooter elétrica. Não é à toa que ela parece tão elegante e aerodinâmica.

De acordo com a Yadea, a F200 foi “inspirado nas formas esculturais e elegantes dos carros esportivos”. Embora o conceito de uma scooter elétrica esportiva possa ser difícil de entender, convenhamos que a F200 chega bem perto.

Fonte: Olhar Digital

Comentários