Mantendo seu acordo com o governo Joe Biden de liberar suas estações de recargas de veículos elétricos para outras marcas, a Tesla está agora abrindo sua rede de Superchargers no Canadá, segundo informou o Engadget. Serão implementadas ainda este ano em uma rota piloto entre a capital Ottawa e a cidade de Sudbury 750 estações até o final de 2025 e, ao menos 350 delas serão Superchargers rápidos de 250kW. 

O que você precisa saber? 

Não apenas com a Tesla, o governo está se unindo também a outros parceiros para instalar carregadores de veículos elétricos em edifícios residenciais, escritórios, locais públicos e frotas. 

No caso do Canadá, embora ele não seja visto como um importante centro de EVs se comparado aos EUA ou a China, o país tem tentado entrar no mercado de elétricos, ao menos como uma indústria relevante. 

Recentemente, por exemplo, a Volkswagen anunciou que construirá sua primeira fábrica de baterias para veículos elétricos na América do Norte em Ontário. Adicionando a base de fabricação de automóveis já existente no país, ele pode desempenhar um papel importante daqui para frente. 

Tesla
Imagem: shutterstock/Sheila Fitzgerald

Além disso, um Plano de Redução de Emissões do governo canadense anunciado em 2022 prevê a proibição da venda de carros com motor de combustão até 2035, exigindo então o rápido desenvolvimento da demanda e estrutura para EVs. 

Vale pontuar que a Tesla também tem fechado parcerias com marcas consideradas rivais para o compartilhamento de suas estações de recarga, tudo como parte de um plano maior. Recentemente, a montadora anunciou uma parceria com a Ford, dando aos donos de veículos elétricos da marca acesso à rede de carregamento dos EVs da companhia de Musk. Veja mais aqui

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!