A Baidu anunciou nesta quarta-feira (31) que irá criar um fundo de capital de risco de US$ 145 milhões (1 bilhão em yuans) para apoiar startups focadas em conteúdo gerado por aplicativos de inteligência artificial (IA). Com o investimento, será lançada também uma competição para desenvolvedores.
Resumo:
O anúncio da empresa não ofereceu muitos detalhes, mas isso pode ser devido ao comunicado chegar dias após a companhia antecipar que seu modelo generativo de IA em linguagem ampla será lançado oficialmente “muito em breve”. Chamado de Ernie 3.5, o produto será o responsável por alimentar o Ernie Bot, versão ChatGPT da chinesa, atualizando também todo seu mecanismo de busca.
Não apenas a Baidu, mas diversas empresas chinesas correm atrás do prejuízo após o boom do bot da OpenAI, startup americana. Antes disso, no entanto, já havia um aquecimento no campo das LLMs: segundo relatórios de institutos de pesquisa estatais da China, ao menos 80 organizações do país lançaram modelos de linguagem desde 2020.
Este ano, quando o ChatGPT passou a chamar atenção e movimentar diversas frentes, alguns lançamentos da China até se mostraram superior ao dos EUA.
A Baidu lançou o Ernie Bot em março, contudo, desde a estreia ele permanece em modo de teste, com um número seleto de empresas e usuários utilizando a fim de oferecer um feedback. O lançamento público do chatbot, que seria feito no fim de março, foi cancelado pela empresa. De acordo com comunicado da Baidu na época, a razão para o adiamento seria a necessidade de ajustes.
Com informações da Reuters
Fonte: Olhar Digital
Comentários